O OLHAR DOS STAKEHOLDERS SOBRE A PAISAGEM TURÍSTICA DE TUTÓIA-MA

Autores

  • Daline da Costa Brito
  • Tatiana Colasante Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18764/2674-6972v5n11.2023.5

Palavras-chave:

percepção, turismo, paisagens, Tutoia-MA

Resumo

O trabalho tem por objetivo apresentar as percepções dos stakeholders sobre a paisagem turística de Tutoia-MA. Com base neste quadro, desenvolvemos o corpus teórico da pesquisa a partir de estudos principalmente de Santos (1996), Urry (2002), Carvalho (2009) e Beni (2019) no intuito de discutir as inter-relações entre turismo e paisagem. Para compreender as diferentes apreensões da paisagem nesse cenário turístico, privilegiamos os olhares de representante da administração municipal, moradores locais e turistas. Como metodologia, o trabalho de caráter exploratório, contou com a realização de entrevistas com esses stakeholders, sendo que com suas respostas os sujeitos da pesquisa apresentaram visões diferenciadas e subjetivas sobre as paisagens tutoienses. A principal conclusão do estudo se refere ao fato de aquelas paisagens serem determinantes para o desenvolvimento do turismo local, mediante sua força motivacional para que turistas decidam conhecer a cidade, mas que também servem de memória à comunidade local. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daline da Costa Brito

Bacharela em Turismo. Universidade Federal do Maranhão, São Bernardo-MA.

Tatiana Colasante, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Geografia. Universidade Federal do Maranhão, São Bernardo-MA.

Referências

ABREU, R. L. Localização de Tutóia no Maranhão. 2016. Disponível em: https://pt.wikipedia.org. Acesso em: 21 fev. 2023.

ARAÚJO, L. M. de. Análise de stakeholders para o turismo sustentável. Caderno Virtual de Turismo, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 91-99, 2008. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1154/115416770010.pdf. Acesso em: 16 nov. 2021.

BENI, M. C. Análise estrutural do turismo. São Paulo: Ed. Senac, 2019.

BOULLÓN, R. C. Planejamento do espaço turístico. Bauru: EDUSC, 2002.

BRASIL. Ministério do Turismo. Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil: módulo operacional 8- promoção e apoio à comercialização. Brasília, DF: Mtur, 2007.

CARVALHO, A. L. P. de. Paraíba: caso de dupla identidade - a construção da identidade paraibana na mídia especializada da política e do turismo. Tese (Doutorado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Comunicação, Salvador, 2009. Disponível em: https:// repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/10603/1/dissert_Andr%C3%A9%20de%20Carvalho.pdf. Acesso em: 17 jul. 2021, 19 ago. 2021, 12 set. 2021.

CASTRO, N. A. R. O lugar do turismo na ciência geográfica. Tese (Doutorado em Ciências) - Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo, 2006. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-17072007-110513/publico/TESE_NAIR_APPARECIDA_RIBEIRO_CASTRO. Acesso em: 5 set. 2021.

FÍGOLI, L. H. G. A paisagem como dimensão simbólica do espaço: o mito e a obra de arte. 2007. Revista Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 10, n. 1, 2007. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fcs/article/view/1720. Acesso em: 5 set. 2021.

GUZZI, A. Biodiversidade do Delta do Parnaíba: litoral piauiense. Parnaíba: EDUFPI, 2012.

MOESCH, M.. A Produção do saber turístico. São Paulo: Contexto, 2002.

PINTO, M. R. Expansão urbana em Tutóia, MA: 2000 a 2010. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEÓGRAFOS, 7., 2014, Vitória. Anais [...]. Disponível em: http://www.cbg2014.agb.org.br/resources/anais/1/1404152036_ARQUIVO_TrabalhoVIICBG2014.pdf. Acesso em: 11 set. 2021.

ROTA DAS EMOÇÕES. Conheça a Rota das Emoções. 2022. Disponível em: http://rotadasemocoes.com.br/rota/. Acesso em: 20 fev. 2023.

SANTOS, M. A Natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.

URRY, J. O olhar do turista: lazer e viagens nas sociedades contemporâneas. São Paulo: SESC / Stúdio Nobel, 2001.

WAINBERG, J. A. Turismo e comunicação: a indústria da diferença. São Paulo: Contexto, 2003.

Downloads

Publicado

2023-05-21

Como Citar

BRITO, D. da C.; COLASANTE, T. O OLHAR DOS STAKEHOLDERS SOBRE A PAISAGEM TURÍSTICA DE TUTÓIA-MA. Revista Turismo & Cidades, [S. l.], v. 5, n. 11, 2023. DOI: 10.18764/2674-6972v5n11.2023.5. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/turismoecidades/article/view/19730. Acesso em: 1 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos