REDE DE CONECTIVIDADE DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS E TURISMO: UM ESTUDO DE CASO PANROTAS (BRASIL) E HOSTELTUR (ESPANHA E AMÉRICA LATINA)
Résumé
CONNECTIVITY NETWORK OF TECHNOLOGICAL RESOURCES AND TOURISM: A CASE STUDY PANROTAS (BRAZIL) AND HOSTELTUR (SPAIN AND LATIN AMERICA)
Resumo: objetiva-se no presente artigo identificar quais os termos que mais se relacionam sobre tecnologia da informação e turismo, mediante reportagens publicadas no período de agosto a dezembro de 2019 nos sites de notícias Panrotas e Hosteltur. Os procedimentos metodológicos utilizados foram pesquisa bibliográfica pautada em artigos principalmente internacionais sobre a temática central. Caracteriza-se como descritiva e exploratória. Para a coleta dos dados utilizou-se do software IRAMuTeQ que possibilitou a construção da rede de palavras chaves vinculadas a tecnologia presentes em reportagens dos sites turísticos Panrotas e Hosteltur entre os meses de janeiro e junho de 2020. Os resultados apontam que a tecnologia é recorrente e em conjunto com a inteligência artificial atuam como uma ferramenta necessária para gestão em empresas do setor turístico e para os turistas.Palavras chave: Hosteltur; IRAMuTeQ; panrotas; tecnologia; turismo.
Abstract: the aim of this article is to understand the network of connectivity of technological resources and tourism, based on reports from the websites Panrotas and Hosteltur. The methodological procedures used were bibliographic research based on mainly international articles on the central theme. It is characterized as descriptive and exploratory. For data collection, the software IRAMuTeQ was used, which enabled the construction of a network of keywords linked to technology present in reports from the tourist sites Panrotas and Hosteltur between the months of January and June 2020.The results show that the technology is recurrent and together with artificial intelligence, they act as a necessary tool for management in companies in the tourism sector and for tourists.
Keywords: Hosteltur; IRAMuTeQ; panrotas; technology; tourism.
Téléchargements
Références
ANTONIADIS, Ioannis; SPINTHIROPOULOS, Konstantinos; KONTSAS, Stamatis. Blockchain Applications in Tourism and Tourism Marketing: A Short Review. In: Strategic Innovative Marketing and Tourism. Springer, Cham, 2020. p. 375-384.
ASSUNÇÃO, Paulo de. História do Turismo no Brasil entre os séculos XVI e XX: viagens, espaço e cultura. Editora Manole Ltda, 2012. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt- BR&lr=&id=IKkfDeeghzUC&oi=fnd&pg=PT7&dq=ASSUN%C3%87%C3%83O,+P.+ Hist%C3%B3ria+do+turismo+no+Brasil+entre+os+s%C3%A9culos+XVI+e+XX:+via gens,+espa%C3%A7o&ots=aWiK8fKDQO&sig=jdqNg2xmbP5q-AFR40jR- yVRv0g#v=onepage&q&f=true. Acesso em 4 dez. 2020.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BAUER, Martin. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2015.
BOULLÓN, R. C. Planejamento do espaço turístico; tradução Josely Vianna Baptista. Bauru, SP: EDUSC, 2002.
BOWEN, John; WHALEN, Elizabeth. Trends that are changing travel and tourism. Worldwide Hospitality and Tourism Themes, 2017.
BUHALIS, D. E-Tourism: Strategic and tactical impacts of information communication technologies for tourism. Revista Turismo & Desenvolvimento, v. 1, p. 57–66, 2004.
BUHALIS, D; LAW, Rob. Progress in information technology and tourism management: 20 years on and 10 years after the Internet—The state of eTourism research. Tourism management, v. 29, n. 4, p. 609-623, 2008.
BUHALIS, D; YEN, Emily Cheng Siaw. Exploring the use of chatbots in hotels: technology providers’ perspective. In: Information and Communication Technologies in Tourism 2020. Springer, Cham, 2020. p. 231-242.
CALDERÓN, Frankz Alberto Carrera; BLANCO, Manuel Vladimir Vega. Impacto de Internet en el sector Turístico. Revista UNIANDES Episteme, v. 4, n. 4, p. 477-490, 2017.
CHEN, Min et al. Big data: related technologies, challenges and future prospects. Heidelberg: Springer, 2014.
CHICARINO, V. R. et al. Uso de blockchain para privacidade e segurança em internet das coisas. Livro de Minicursos do VII Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais. Brasília: SBC, p. 28, 2017.
COOPER, Chris; HALL, Michael; TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi. Turismo Contemporâneo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
CROSBY, M. et al. BlockChain Technology: Beyond Bitcoin. Applied Innovation Review, n. 2, 2016. Disponível em: http://scet.berkeley.edu/wp-content/uploads/AIR- 2016-Blockchain.pdf . Acesso em 28 maio 2020.
CROSBY, M. et al. Blockchain technology: Beyond bitcoin. Applied Innovation, v. 2, n. 6-10, p. 71, 2016.
DOMB, Menachem. Wearable devices and their implementation in various domains. In: Wearable Devices-the Big Wave of Innovation. IntechOpen, 2019.
DOMINGOS, Adenil Alfeu. Storytelling: evolução, novas tecnologias e mídia. Intercom–Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, Curitiba, 2009.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GIUSTO, Daniel et al. (Eds.). The internet of things: 20th Tyrrhenian workshop on digital communications. Springer Science & Business Media, 2010.
GONDIM, C. B.; BOLZÁN, R. E.; ESPÍNOLA, R. S.; ALEXANDRE, M. L. de O. Netnografia como Método de Pesquisa em Turismo: análise de estudos de Pós- Graduação no Brasil. Revista Turismo em Análise, [S. l.], v. 31, n. 1, p. 19-36, 2020. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v31i1p19-36. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rta/article/view/160658. Acesso em: 4 dez. 2020.
GUTIERRIZ, Ives et al. O QR Code como ferramenta de divulgação da cultura e promoção da cidade de Salvador (Brasil). Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, n. E24, p. 140-150, 2019.
HOFACKER, C. Technological disruptions in services: lessons from tourism and hospitality. Journal of Service Management, v. 30, n. 4, p. 484 – 506. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/JOSM-12-2018-0398/full/html. Acesso em 8 dez. 2020.
INANC-DEMIR, Mine; KOZAK, Big Data and Its Supporting Elements: Implications for Tourism and Hospitality Marketing. In: SIGALA, Marianna; RAHIMI, Roya; THELWALL, Mike. Big Data and Innovation in Tourism, Travel, and Hospitality. Springer, 2019, p. 213 – 223.IVARS-BAIDAL, Josep et al. Gestión turística y tecnologías de la información y la comunicación (TIC): El nuevo enfoque de los destinos inteligentes. 2016.
IVANOV, Stanislav Hristov; WEBSTER, Craig; BEREZINA, Katerina. Adoption of robots and service automation by tourism and hospitality companies. Revista Turismo & Desenvolvimento, v. 27, n. 28, p. 1501-1517, 2017.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Sextante, 2017.
LI, Hongyu et al. UAI-IOT framework: A method of uniform interfaces to acquire information from heterogeneous enterprise information systems. In: 2013 IEEE International Conference on Green Computing and Communications and IEEE Internet of Things and IEEE Cyber, Physical and Social Computing. IEEE, 2013. p. 724-730.
MARCHAND, Pascal; RATINAUD, Pierre. L’analyse de similitude appliquée aux corpus textuels: les primaires socialistes pour l’élection présidentielle française (septembre-octobre 2011). Actes des 11eme Journées internationales d’Analyse statistique des Données Textuelles. JADT, v. 2012, p. 687-699, 2012.
MASUD, Mehedy; KHAN, Latifur; THURAISINGHAM, Bhavani. Data mining tools for malware detection. CRC Press, 2011.
MONTARDO, Sandra Portella; PAZ, Samyr. Jogando com a etnografia: o método etnográfico em pesquisas sobre comunidades gamers. Sessões do Imaginário, v. 21, n. 35, p. 22-30, 2016.
MURPHY, J.; HOFACKER, C.; GRETZEL, U. Dawning of the Age of Robots in Hospitality and Tourism: Challenges for Teaching and Research. European Journal of Tourism Research, [S. l.], v. 15, p. 104 - 111, 2017. Disponível em: https://ejtr.vumk.eu/index.php/about/article/view/265. Acesso em: 4 oct. 2020.
NAKAMOTO, Satoshi. Bitcoin: A peer-to-peer electronic cash system. Manubot, 2019.
ORTIZ, P. A. R. La Netnografía como fuente de inspiración estratégica para el turismo. Cuadernos Latinoamericanos de Administración, v. 11, n. 21, p. 61-74, 8 dez. 2015.
PARK, Sangwon. Multifaceted trust in tourism service robots. Annals of Tourism Research, v. 81, p. 102888, 2020.
PICCO-SCHWENDENER, Anna; CANTONI, Lorenzo. Tourists and municipal Wi-Fi networks (MWN): the case of Lugano (Switzerland). In: Information and communication technologies in tourism 2015. Springer, Cham, 2015. p. 565-578.
POMPÍLIO, Max Roger Franco. O STORYTELLING COMO RECURSO NA PROMOÇÃO DO TURISMO EM FORTALEZA. [recurso eletrônico]. Dissertação - UECE, 2019.
PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale, 2013.
RAMOS, Anatália SM; MENDES FILHO, Luiz AM; LOBIANCO, Márcia ML. Sistemas e tecnologia da informação no turismo: um enfoque gerencial. Curitiba: Primas, 2017.
RODRIGUES, Fernanda Imaculada Barroso Veríssimo e; OLIVEIRA ALEXANDRE, Mauro Lemuel de. Tecnologia da informação no planejamento de viagens e turismo: análise do uso de aplicativos. RITUR-Revista Iberoamericana de Turismo, v. 10, n. 1, p. 130-144, 2020.
RUSSEL, J.; NORVIG, Peter. Artificial intelligence: a modern approach. Prentice Hall, 2009.
SALVIATI, Maria Elisabeth. Manual do Aplicativo Iramuteq, compilação, organização e notas. Iramuteq. org. Planaltina, DF, v. 31, 2017.
SHAWAR, Bayan Abu; ATWELL, Eric. Chatbots: are they really useful?. In: Ldv forum. 2007. p. 29-49.
SIGALA, Marianna; RAHIMI, Roya; THELWALL, Mike. Big Data and Innovation in Tourism, Travel, and Hospitality. Springer, 2019.
SOUZA, Eduardo; DE LIMA MEDEIROS, Mirna. Criptomoedas e suas aplicações no mercado turístico. Marketing & Tourism Review, v. 5, n. 1, 2020.
TAFARELO, Cláudia Siqueira César. Análise Crítica entre Etnografia e Netnografia: métodos de pesquisa empírica. Artigo apresentado no evento 9⁰ Interprogramas de Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero, 2013.
THEES, H. .; ERSCHBAMER, G.; PECHLANER, H. . The application of blockchain in tourism: use cases in the tourism value system. European Journal of Tourism Research, [S. l.], v. 26, p. 2602, 2020. Disponível em: https://ejtr.vumk.eu/index.php/about/article/view/1933. Acesso em: 30 sep. 2020.
TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi. A viagem como experiência significativa. Turismo de experiência, p. 21-41, 2010. In: NETTO, Alexandre Panosso; GAETA, Cecília. Turismo de experiência. Senac, 2010.
VARELLA, Thiago. Internet das coisas é algo do futuro? Que nada, dá pra ter objetos em casa! Tilt, 22 de out 2020. Disponível em: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/09/22/internet-das-coisas-e-algo-do- futuro-que-nada-ja-da-ter-objetos-em-casa.htm. Acesso em 4 out 2020.
WAM. Estudio sectorial e informe de tendencias en la industria del turismo” da We Are Marketing. 2019.
WEISS, Sholom M.; INDURKHYA, Nitin. Predictive data mining: a practical guide. Morgan Kaufmann, 1998.
WHITE, Gareth RT. Future applications of blockchain in business and management: A Delphi study. Strategic Change, v. 26, n. 5, p. 439-451, 2017.
WISE, Nicholas; HEIDARI, Hadi. Developing smart tourism destinations with the internet of things. In: Big Data and Innovation in Tourism, Travel, and Hospitality. Springer, Singapore, 2019. p. 21-29.
XIANG, Zheng et al. What can big data and text analytics tell us about hotel guest experience and satisfaction?. International Journal of Hospitality Management, v. 44, p. 120-130, 2015.
XIANG, Zheng et al. What can big data and text analytics tell us about hotel guest experience and satisfaction?. International Journal of Hospitality Management, v. 44, p. 120-130, 2015.
YIN, Robert K.; DE CASO, Estudo. Planejamento e métodos. Trad. Daniel Grassi, v. 2, 2001.
YLI-HUUMO, Jesse et al. Where is current research on blockchain technology?—a systematic review. PloS one, v. 11, n. 10, p. e0163477, 2016.
ZHENG, Zibin et al. Blockchain challenges and opportunities: A survey. International Journal of Web and Grid Services, v. 14, n. 4, p. 352-375, 2018
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.