PROPOSTA DE QUALIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS GUIAS DE TURISMO DE BELO HORIZONTE
Resumo
QUALIFICATION PROPOSAL FOR PROFESSIONALS BELO HORIZONTE TOUR GUIDE
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral apresentar uma proposta de qualificação para os guias de turismo, a fim de que esses profissionais possam propor visitas mais acolhedoras nos espaços musealizados de Belo Horizonte. Buscou apontar melhorias para o trabalho de guiamento que dialogue e sensibilize o olhar dos turistas para visitas reflexivas. Apresentou as observações sobre as visitas guiadas no Memorial Minas Gerais Vale. O estudo apresentou uma proposta de qualificação continuada que pode ser desenvolvida em parcerias entre universidade, órgãos públicos do turismo e cultura. Identificou as intervenções e uma estrutura de um curso com módulos que o setor Educativo pode realizar junto aos guias e também para troca de experiências em encontros dialógicos. O estudo atingiu o objetivo principal e levou em conta os impactos da covid-19 nas viagens turísticas.
Palavras chave: guia de turismo; qualificação; educativo museal; turismo.
Abstract: This research had as general objective to suggest a proposal of qualification for the tour guides, so that these professionals can have more welcoming visits in the museum spaces of Belo Horizonte. It sought to point out improvements for the work of guidance that dialogue and sensitize the look of tourists to reflective visits. Presented as a review of guided tours at the Memorial Minas Gerais Vale. The study presented a proposal for continued qualification that can be developed in partnerships between universities, public tourism and culture agencies. It identified the interventions and a structure of a course with modules that the Educational sector can carry out with the guides and also for exchanging experiences in dialogic meetings. The study achieved its main objective and took into account the impacts of covid-19 on tourist travel
Keywords: tour guide; qualification; museal educational; tourism.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 11.904, de 14/01/2009. Institui o Estatuto de Museus e dá outras providências. Brasília, DF: Senado Federal, 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l11904.htm. Acesso em: 25 jan. 2021.
BRASIL. Lei nº 8.623, de 28/01/1993. Dispõe sobre a profissão de guia de turismo e dá outras providências. Brasília, DF: Senado Federal, 1993. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8623.htm. Acesso em: 25 jan. 2021.
BRASIL. Política Nacional de Qualificação no Turismo. Brasília, DF: PNQT, 2018. Disponível em: http://www.turismo.gov.br/images/PNQT.pdf. Acesso: 13 fev. 2021.
BRAZ, Cynthia Kailanne Veloso de Freitas. Análise da qualificação profissional dos guias de turismo de ilhéus e sua relação com a satisfação dos turistas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2007.
CANANI, Ivone Selva Santos. Guia de turismo: o mérito da profissão. Revista Turismo em Análise, São Paulo, p. 92-106, maio 1999.
GOSLING, M. S; SILVA, J. A; MENDES, J. COELHO, M. F; BRENER, I. Experiência turística em museus: percepções de gestores e visitantes. Tourism & Management Studies, Scielo, p. 107-116, 2016. Disponível em: https://seturmg.wixsite.com/observatorioturismo/nivel-de-satisfacao-dos-visitantes. Acesso em: 10 dez. 2020.
IBRAM. Museu dos quilombos e favelas urbanos lança campanha de financiamento. Brasília, DF: IBRAM, 2021. Disponível em: https://www.museus.gov.br/museu-dos- quilombos-e-favelas-urbanos-lanca-campanha-de-financiamento/. Acesso em: 20 fev. 2021.
IBRAM. Museus em números. Brasília, DF: IBRAM, 2011. v. 1. Disponível em: https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2011/11/museus_em_numeros_volume1.pdf. Acesso em: 25 jan. 2021.
JULIÃO, Letícia. Museu, patrimônio e história: cruzamentos disciplinares. ENANCIB, 16., 2015, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: ENACIB, 2015. Disponível em: http://200.20.0.78/repositorios/bitstream/handle/123456789/2996/9.%20MUSEU%2C%20PA TRIM%C3%94NIO%20E%20HIST%C3%93RIA.pdf?sequence= . Acesso em: 20 jan. 2021.
LEITE, Fabiana Calçada de Lamare. Guia de Turismo no Brasil: um histórico sobre a legislação para conhecer a profissão. FÓRUM INTERNACIONAL DE TURISMO DO IGUASSU, 11., 2017, Foz do Iguassú. Anais [...]. Foz de Iguassú, 2017.
LEITE, Fabiana Calçada de Lamare; RISTOW, Sinara Fernandes Parreira. Um estudo sobre a formação profissional do Guia de Turismo nos Institutos Federais. Revista Eixo, Brasília, DF, v. 7, n. 1, jan./jun. 2018.
OLIVEIRA, Paulo Eduardo de. Metodologia da pesquisa ao alcance de todos. Curitiba. Appris. 2018.
OTMG. Nível de satisfação dos visitantes. Belo Horizonte: OTMG, 2017. Disponível em:
OTMG. Pesquisa de público do Circuito Liberdade 2016. Belo Horizonte: OTMG, 2016. Disponível em: https://www.dropbox.com/s/1hysff128w6vtun/CCPL- Pesquisa%20de%20P%C3%BAblico%202016.pdf?dl=0. Acesso em: 19 jan. 21.
PÁDUA, E. M. M. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 13. ed. Campinas: Papirus, 2007.
PAZINI, R.; BRAGA, D. C.; GÂNDARA. J. M. G. A importância do guia de turismo na experiência turística: da teoria à prática das agências de receptivo de Curitiba-PR. Caderno Virtual de Turismo, Rio de Janeiro, v. 17, n. 2, p. 162-182, ago. 2017.
SINDICATO DOS GUIAS DE TURISMO DE MINAS GERAIS. Guias de turismo cadastrados - regional. Belo Horizonte: SINGTURMG, [2020?] Disponível em: https://www.singturmg.com/copia-regional. Acesso em: 10 dez. 2020.
SOARES, M. H. A; ARDIGÓ, C. M; MELO FILHO, M. E. S. Análise da qualidade do serviço: um estudo entre a percepção do cliente e do guia em roteiros regionais do SESC - Santa Catarina, Brasil. Revista Turismo em Análise, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 492-512, set./dez. 2017.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.