RIDÍCULO POLÍTICO: uma ideologia estética a partir da sustentabilidade e Direito

Autores

  • Diogo Dal Magro Faculdade Meridional - IMED
  • Sérgio Ricardo Fernandes de Aquino Faculdade Meridional - IMED

Resumo

Resumo: O objeto de estudo deste texto é Ideologia Estética da Sustentabilidade e sua correlação com o Ridículo Político. Nesse caso, estabelece-se, como objetivo geral, demonstrar como a Sustentabilidade torna-se um discurso velho e vazio a partir da sua Ideologia Estética, transformando-se em um produto comercializável por meio das ações de Estados e empresas, transfigurando a Sustentabilidade em um Ridículo Político. O método utilizado para a investigação é o Dedutivo. Ao final do artigo, verifica-se que a partir da Sustentabilidade, vivida como horizonte de ecologia integral, fomenta e estimula a Estética da Convivência. Por esse motivo, a Sustentabilidade é genuína utopia jurídica muito diferente de uma ideologia posta pelo “Ridículo Político” contra a Estética da Sustentabilidade.

 

Palavras-Chave: Estética da Convivência. Estética da Sustentabilidade. Ideologia. Ridículo Político. Sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AQUINO, Sergio Ricardo Fernandes de. (Contra o) eclipse da esperança: escritos sobre a(s) assimetria(s) entre Direito e Sustentabilidade. Itajaí, (SC): Editora da UNIVALI, 2017.

BITTAR, Eduardo C. B. O direito na pós-modernidade. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

BLOCH, Ernst. Natural Law and human dignity. Translated by Dennis J. Schmidt. Third printing. Baskerville: MIT press, 1996.

BOBBIO, Norberto. Democracia e segredo. Tradução de Marco Aurélio Nogueira. São Paulo: UNESP, 2015.

FRANCISCO. Laudato si: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulus/Loyola, 2015.

LIPOVETSKY, Gilles. Da leveza: rumo a uma civilização sem peso. Tradução de Idalina Lopes. Barueri, (SP): Manole, 2016.

MAFFESOLI, Michel. Elogio da razão sensível. Tradução de Albert Christophe Migueis Stuckenbruck. 4. ed. Petrópolis, (RJ): Vozes, 2008.

MAFFESOLI, Michel. Homo eroticus: comunhões emocionais. Tradução de Abner Chiquieri. Rio de Janeiro: Forense, 2014.

MANNHEIM, Karl. Ideologia e utopia. Tradução de Sérgio Magalhães Santeiro. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

MATIAS, Eduardo Felipe P. A humanidade contra as cordas: a luta da sociedade global pela sustentabilidade. São Paulo: Paz &Terra, 2014.

PASOLD, Cesar Luiz. Alexis de Tocqueville: Percepção Jurídica e Política da Revolução Francesa. Novos Estudos Jurídicos, v. 15, n. 1, p. 28, jul. 2010. Disponível em: <http://siaiap32.univali.br/seer/index.php/nej/article/view/2299>. Acesso em: 09 fev. 2018.

PASOLD, Cesar Luiz. Metodologia da pesquisa jurídica: teoria e prática. 14. ed. Florianópolis: Empório Modara, 2018.

PAVIANI, Jayme. A racionalidade estética. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1991.

SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Constituição Federal de 1988. 9. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2011.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 15. ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.

TIBURI, Marcia. Ridículo político: uma investigação sobre o risível, a manipulação da imagem e o esteticamente correto. [Edição Kindle]. Rio de Janeiro: Record, 2017.

VIEIRA, Lizt. Os argonautas da cidadania: a sociedade civil na globalização. Rio de Janeiro: Record, 2001.

Downloads

Publicado

2018-08-31

Como Citar

Dal Magro, D., & Ricardo Fernandes de Aquino, S. (2018). RIDÍCULO POLÍTICO: uma ideologia estética a partir da sustentabilidade e Direito. Revista Húmus, 8(23). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/9604

Edição

Seção

Dossiê Internacional de Arte Urbanidade e Sustentabilidade - I