FUCVAM: prática em Artes, urbanidades e sustentabilidade por meio da autogestão na produção de moradias

Autores

  • Márcia Hirata
  • Helena Marchisotti

Resumo

No Brasil, a política federal de habitação da última década, apesar de relevante, ratificou processos espoliativos históricos da produção de nossas cidades. Mesmo algumas experiências que se propunham um processo diferencial de produção da moradia, constituídos por movimentos sociais, ficaram sujeitos a determinantes estruturais que acabaram por repetir o mesmo padrão.   Este artigo assim pretende analisar uma outra experiência, um processo de produção da habitação social sob a forma autogestionária no Uruguai, como base reflexiva para as experiências brasileiras semelhantes, o que se dará por meio da transdisciplinaridade entre os debates das artes, urbanidades e sustentabilidade. Para tanto, retomaremos o processo de construção desta política pública de habitação em termos de luta social pela atuação da Federación Uruguaya de Cooperativas de Vivienda por Ayuda Mutua (FUCVAM) destacando o viés poético e sustentável na produção do espaço urbano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARGAN, Giulio Carlo. História da arte como história da cidade. Tradução de Pier Luigi Cabra. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. Da "organização" à "produção" do espaço no movimento do pensamento geográfico. In: A produção do espaço urbano. São Paulo: Contexto, 2012, p. 53-73.

D’AMBROSIO, Ubiratan. A transdisciplinaridade como uma resposta à sustentabilidade in Revista Terceiro Incluído, NUPEAT-IESA-UFG, v.1, n.1, jan-jun, 2011, p. 1-13.

_________________ Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athena, 2012.

FERRO, Sérgio. A produção da casa no Brasil. In: ______. Arquitetura e trabalho livre. São Paulo: Cosac &Naify, 2006, p. 61 - 101.

FUCVAM.Bases para laformación de nuevos cooperativistas. Uruguai: EdicionesTrilce 2014.

GONZÁLEZ, Gustavo. Marcha a Puntadel Este,una experiência audaz de FUCVAM que aparejó um triunfo. Uruguai: FederacionUruguaya de Cooperativas de Vivienda por Ayuda Mutua, 2016.

LEFEBVRE, Henri. O Direito à Cidade. Trad. R.E.Frias. São Paulo: Centauro, 2001.

MARTINS, Maria Lucia Refinetti Rodrigues. São Paulo, centro e periferia: a retórica ambiental e os limites dapolítica urbana. Revista Estudos Avançados, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010340142011000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em 08/08/2013.

NAHOUM, Benjamín. Algunas Claves: reflexiones sobre aspectos esenciales de la vivenda cooperativa por ayuda mutua. Uruguai: EdicionesTrilce 2013.

NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da Transdisciplinaridade. São Paulo: Triom, 1999.

PROGRAMA REGIONAL DE VIVIENDA Y HÁBITAT CCS. El caminoposible. Producción Social del Hábitat en América Latina. Programa Regional de Vivienda y Hábitat. Centro Cooperativo Sueco. Ediciones TRILCE. ISBN 978-9974-32-583-8. Montevideo, Uruguay. Septiembre 2011.

VALLÉS, Raúl; CASTILLO, Alina del. Cooperativas de viviendaenUruguay. Mediosiglo de experiencias. 2ª edição, Montevideo, Uruguay, Facultad de Arquitectura de laUniversidad de la República, 2015.

ZEVI, Bruno. Saber ver a arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

Downloads

Publicado

2018-08-31

Como Citar

Hirata, M., & Marchisotti, H. (2018). FUCVAM: prática em Artes, urbanidades e sustentabilidade por meio da autogestão na produção de moradias. Revista Húmus, 8(23). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/9069

Edição

Seção

Dossiê Internacional de Arte Urbanidade e Sustentabilidade - I