COTIDIANO, DIVERSIDADE E CULTURA VISUAL NA FORMAÇÃO ESCOLAR: uma experiência abayomi

Autores

  • Breno Felipe Araujo de Oliveira Gomes Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Instituto de Artes.
  • Aldo Victorio Filho Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Instituto de Artes
  • Luis Otávio Oliveira Campos Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Instituto de Artes

Resumo

O objetivo deste trabalho é contribuir com a reflexão acerca da diversidade que compõe a trama social e cultural brasileira vivenciada no cotidiano das aulas, especificamente na disciplina de Artes Visuais. Partindo da experiência de uma oficina de bonecas Abayomi conduzida por licenciandos do Curso de Artes Visuais da UERJ e bolsistas do PIBID, abordamos os conteúdos de matriz africana os quais, além de sua intrínseca importância, ajudam a compreensão e assimilação da diversidade necessárias à formação humana. Tais conteúdos são indispensáveis à solidariedade com os desfavorecidos e ao desfrute da riqueza cultural contemporânea. As perspectivas teórica e metodológica adotadas são baseadas na interdisciplinaridade comum aos estudos da Cultura Visual e dos Cotidianos Escolares, cujas relevâncias constituíram o ponto de partida para pensar práticas docentes possíveis, produtivas e sintonizadas na atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Breno Felipe Araujo de Oliveira Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Instituto de Artes.

Licenciando do Curso de Artes Visuais/UERJ; Bolsista Iniciação Científica/CNPq

Aldo Victorio Filho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Instituto de Artes

Professor Associado do Departamento de Ensino e Cultura Popular do Instituto de Artes da UERJ; Docente dos Programas de Pós Graduação em Educação ProPEd/UERJ e de Artes PPGARTES/UERJ.

Luis Otávio Oliveira Campos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Instituto de Artes

Licenciando do curso de Artes Visuais/UERJ; Bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PIBID)/CAPES entre novembro de 2016 e Maio de 2018.

Downloads

Publicado

2018-08-31

Como Citar

Gomes, B. F. A. de O., Filho, A. V., & Campos, L. O. O. (2018). COTIDIANO, DIVERSIDADE E CULTURA VISUAL NA FORMAÇÃO ESCOLAR: uma experiência abayomi. Revista Húmus, 8(23). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/9045

Edição

Seção

Dossiê Internacional de Arte Urbanidade e Sustentabilidade - I