ENTRE UM DESIGN ARTESANAL E UM DISCURSO MIDIÁTICO: “namoradeiras” e a “bela, recatada e do lar”

Autores

  • Ana Cristina Silveira Universidade Federal de São João Del Rei
  • Wallison Tiago Rocha Universidade Federal de São João Del Rei
  • Luciana Beatriz Chagas Universidade Federal de São João Del Rei
  • Paulo Henrique Caetano Universidade Federal de São João Del Rei

Resumo

Tomando como ponto de partida uma reportagem da revista Veja, intitulada: “Bela, recatada e do lar”, o presente ensaio procura relacionar os discursos sobre o papel da mulher na sociedade atual, fazendo uma analogia com o design de um objeto artesanal conhecido como “Namoradeira”. O trabalho intenta combinar dois ambientes da vida social: o ambiente discursivo da mídia e o ambiente da cultura popular, tendo o artesanato como produto cultural. Em ambos os casos, destaca-se o discurso em torno do papel feminino que restringe à mulher somente aos afazeres do lar. Com esses elementos, pretende-se demonstrar que os traços de uma cultura baseada no patriarcalismo se fazem presentes na atualidade, e vão na direção oposta às conquistas alcançadas pelas mulheres no século XXI.

PALAVRAS-CHAVE: Namoradeiras, design de artesanato, discurso da mídia, ‘bela, recatada e do lar’.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Silveira, Universidade Federal de São João Del Rei

Mestranda em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade pela Universidade Federal de São João del-Rei. Graduada em Artes Aplicadas Universidade Federal de São João del-Rei. Atua como técnica em cerâmica na Universidade Federal de São João del-Rei desde 2014.

Wallison Tiago Rocha, Universidade Federal de São João Del Rei

Mestrando em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade pela Universidade Federal de São João del-Rei. Graduado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Luciana Beatriz Chagas, Universidade Federal de São João Del Rei

Doutora em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo. Mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas. Graduada em Educação Artística pela Universidade Estadual de Campinas. Professora adjunta do Bacharelado em Artes Aplicadas e do Programa Interdisciplinar de Pós Graduação em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade

Paulo Henrique Caetano, Universidade Federal de São João Del Rei

Paulo Henrique Caetano é Professor Associado na Universidade Federal de São João del-Rei, atuando no Curso de Comunicação Social – Jornalismo e no PIPAUS. É mestre em Estudos Literários e Doutor em Linguística Aplicada pela UFMG

Referências

ALENCAR, José. Senhora. In: ALENCAR, José. Clássicos Scipione. São Paulo: Editora Scipione, 1997, p.3-188.

BARDI, Lina Bo. Um balanço dezesseis anos depois. In: Tempos de grossura: o design do impasse. São Paulo: Instituto Lina Bo e P. M. Bardi, 1994, p. 5-41.

BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo I: Fatos e mitos. Tradução Sérgio Milliet. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1970.

CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. Tradução Rejane Janowitzer. São Paulo: Martins Fontes, 2005, (coleção Todas as artes)

COELHO, Ricardo. Entre o corpo da obra e o corpo do observador: Instituto de Artes “Julio de Mesquita Filho”. 2015. 488f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/handle/11449/132181> acesso em 02 de julho de 2017

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e Mudança Social. [Tradução de Izabel Magalhães]. Brasília: Editora UNB, 2001.

FLUSSER, Vilém. O Mundo Codificado: Por uma filosofia do Design e da Comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

FOUCAULT, M. A Ordem do Discurso. São Paulo: Loyola, 1996.

HARVEY, David. Justice, nature & the geography of difference.Malden (USA), Oxford (UK) e Victoria (Australia): Blackwell, 1996.

JUNG, Carl Gustav. O homem e seus símbolos. Tradução: Maria Lúcia Pinho. São Paulo: Editora Nova Fronteira, 1964.

KRESS, Gunther e VAN LEEUWEN, Theo. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Arnold, 2001.

LIMA, M. F.; OLIVEIRA, A. J. Artesanato e design: relações delicadas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 12, 2016, Belo Horizonte. Anais. São Paulo: Blucher Design Proceedings, 2016. p.5164-5174. Disponível em: <http://pdf.blucher.com.br.s3-sa-east-1.amazonaws.com/designproceedings/ped2016/0442.pdf> acesso em 06 de julho de 2017.

LINHARES, Juliana. Marcela Temer: Bela, recatada e “do lar”. Veja, São Paulo: Editora Abril, 18 de abril de 2016. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/brasil/marcela-temer-bela-recatada-e-do-lar/> Acesso em 03 de jul. 2017.

LIMA, Ricardo. Cinco pontos para discussão. Disponível em <http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/Artesanato__Cinco_Pontos_para_Discussao.pdf >acesso em 26 de fevereiro de 2018

MALUF, M.e MOTT, M. L. Recônditos do mundo feminino.In:NOVAIS, F. A. (Coord.); SEVCENKO, N. (Org.). A história da vida privada no Brasil. República: da belle époque à era do radio. São Paulo: Companhia das Letras, 2006, p.373.

THOMPSON, J. B. Ideologia e Cultura Moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. [Tradução de Carmen Grisciet al.] Petrópolis: Vozes, 1995.

Downloads

Publicado

2018-08-31

Como Citar

Silveira, A. C., Rocha, W. T., Chagas, L. B., & Caetano, P. H. (2018). ENTRE UM DESIGN ARTESANAL E UM DISCURSO MIDIÁTICO: “namoradeiras” e a “bela, recatada e do lar”. Revista Húmus, 8(23). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/9042

Edição

Seção

Dossiê Internacional de Arte Urbanidade e Sustentabilidade - I