EMPREENDEDORISMO FEMININO SOLIDÁRIO: estudo de caso em uma horta comunitária

Autores

  • Anderson Luiz Duarte
  • Bezamat de Souza Neto DECAC - Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis da UFSJ PIPAUS - Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade. PROFNIT - Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação Presidente da FAUF - Fundação de Apoio a UFSJ

Resumo

Esta pesquisa faz parte de um estudo que está sendo desenvolvido em forma de dissertação no Programa Interdepartamental de Pós-graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade da Universidade Federal de São João del-Rei. O trabalho almeja examinar um tipo peculiar de empreendedorismo, o empreendedorismo feminino solidário, realizado por um grupo de mulheres participantes de uma horta comunitária, localizada na cidade de São João del-Rei, na microrregião do Campo das Vertentes, no estado de Minas Gerais. O objetivo desta análise é demonstrar como as trocas de saberes e as práticas de gestão são estabelecidas dentro desse empreendimento. É fato que a horta comunitária é um ecossistema educomunicativo capaz de transformar de forma criativa o espaço urbano, por meio de uma micropolítica, que visa, dentro de um contexto de resiliência, a enfrentar as desigualdades sociais criadas pelo sistema hegemônico capitalista. Com isso, o processo de gestão dentro desse ambiente propicia às participantes da horta uma relação com o espaço urbano da cidade no sentido de ressignificação do vínculo com a urbanidade, além de mitigar a vulnerabilidade econômica e destacar o empoderamento feminino, promovendo autoestima e um sentimento de pertencimento comunitário.

PALAVRAS-CHAVE: empreendedorismo feminino, economia solidária, horta comunitária, mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

REFERÊNCIAS

CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano. V. I: Artes de Fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

DALLER, V. L. O.; MOREIRA, E. de M. A. (org.). Cooperativismo de Gênero. Brasília: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 2009. Disponível em: <http://www.agricultura.gov.br/assuntos/cooperativismo-associativismo/arquivos-publicacoes-cooperativismo/cooperativismo-de-genero.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2017.

DAS, M. Women entrepeneur from southern India: an exploratory study. The Journal of Entrepreneurship, v. 8, n. 2, p. 147-163, 1999.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: Capitalismo e esquizofrenia. Vol. I. São Paulo: Ed. 34, 2004.

DOLABELA, F. Pedagogia Empreendedora. São Paulo: Editora de Cultura, 2003.

GAIGER, L. A associação econômica dos pobres como via de combate às desigualdades. Caderno CRH, v. 22, n. 57, p. 583-600, 2009.

HERZOG, C. Cidades para todos. Rio de Janeiro: Mauad X, 2013.

LEFEBVRE. H. O direito à cidade. São Paulo: Documentos, 1969.

MOREIRA, C. Trajetórias contemporâneas da agricultura urbana. Saberes ambientais: desafios para o conhecimento disciplinar. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2008.

MOUGEOT, L. J. A. Agricultura urbana: conceito e definição. Revista de Agricultura urbana, n. 1, 2000.

OLIVEIRA, J. P. de. Mulheres na economia solidária: possibilidade de reconhecimento e emancipação social. Revista Sociedade e Cultura, v. 1, n. 2, jul./dez. 2008. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/fchf/article/viewFile/5290/4329>. Acesso em: 15 dez. 2017.

PRADO, A. Com licença poética. In: PRADO, A. Bagagem. São Paulo: Siciliano. 1993. p. 11.

RAMOS, G. et al. (org.). A classe trabalhadora e a resistência ao Golpe de 2016. Bauru: Canal 6 Editora, 2016.

SINGER, P. A economia solidária no Brasil. São Paulo: Contexto, 2000.

SINGER, P. Introdução à Economia Solidária. 1ª ed. São Paulo: Ed. da Fundação Perseu Abramo, 2002.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

VALENT, J. Z.; OLIVEIRA, L. de; VALENT, V. D. Agricultura urbana: o desenvolvimento de um projeto social. Desenvolvimento Regional em debate: DRd, v. 7, n. 2, p. 4-19, 2017.

Downloads

Publicado

2018-08-31

Como Citar

Duarte, A. L., & Neto, B. de S. (2018). EMPREENDEDORISMO FEMININO SOLIDÁRIO: estudo de caso em uma horta comunitária. Revista Húmus, 8(23). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/9019

Edição

Seção

Dossiê Internacional de Arte Urbanidade e Sustentabilidade - I