ENTRE DEBATES – O PENSAMENTO CRÍTICO DE CELSO FURTADO E A TEORIA DO DECRESCIMENTO

Autores

  • Kevin Luís Damásio Universidade de Campinas (UNICAMP)

Resumo

Este ensaio deve investigar eventuais contribuições comuns entre o pensamento crítico de Celso Furtado e o moderno desenvolvimento de um caminho teórico determinado como “teoria do decrescimento”. Para tanto, tecemos uma análise das semelhanças presentes nas assertivas defendidas na abordagem do decrescimento e a interpretação de eventuais contatos com a produção de Celso Furtado, com foco para sua investigação sobre as especificidades do subdesenvolvimento brasileiro e em especial para os problemas da configuração econômico-social do Nordeste. Dessa forma, esse ensaio deve colocar em diálogo as perturbações assinaladas pelo caminho do debate do decrescimento com as contribuições daquele que melhor teria interpretado as características do processo de desenvolvimento sob a condição periférica na ótica latino-americana e com especial interesse no caso brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kevin Luís Damásio, Universidade de Campinas (UNICAMP)

Mestre em Teoria Econômica do Instituto de Economia da Universidade de Campinas (IE/UNICAMP). É formado em Relações Internacionais (2011-2014) e em Economia (2011-2015) pelas Faculdades de Campinas (FACAMP) e foi pesquisador do CERI-OFTA ? Observatório de Fenômenos Transnacionais nas Américas do Centro de Estudos de Relações Internacionais da FACAMP entre os anos de 2011 e 2012. Entre 2014 e 2015, o aluno atuou como monitor em inúmeras matérias no curso de Relações Internacionais. O pesquisador também escreve periodicamente para o portal RI.net.br, página especializada em discussões do campo das Relações Internacionais.

Referências

CARSON, Rachel. Silent Spring. Boston: Houghton Mifflin, 2002.

FURTADO, Celso. A economia brasileira. Rio de Janeiro: Ed. A Noite, 1954.

FURTADO, Celso. A operação nordeste. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, Instituto Superior de Estudos Brasileiros, 1959.

FURTADO, Celso. Em busca de novo modelo: reflexões sobre a crise contemporânea. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FURTADO, Celso. Formação Econômica da América Latina. Rio de Janeiro: Lia Editora, 1969.

FURTADO, Celso. Formação Econômica do Brasil. 23 ed. São Paulo: Editora Nacional, 1989.

FURTADO, Celso. Meio-ambiente, desenvolvimento e subdesenvolvimento na teoria econômica e no planejamento. In: ANDRADE, Manuel Correia de et al. Meio-Ambiente, Desenvolvimento e Subdesenvolvimento. São Paulo: HUCITEC, 1975.

FURTADO, Celso. O Capitalismo Global. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

FURTADO, Celso. O Mito do Desenvolvimento Econômico. São Paulo: Paz e Terra, 1974.

FURTADO, Celso. O Nordeste e a saga da SUDENE: 1958-1964. Rio de Janeiro: Contraponto: Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, 2009.

FURTADO, Celso. Seca e poder: entrevista com Celso Furtado. 2 ed. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 1999.

MARQUES, Luís. Capitalismo e colapso ambiental. 2 ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2016.

MEADOWS, Donella H. et al. The Limits to Growth: a report for the Club of Rome's project on the predicament of mankind. New York: New Amer, 1972.

RIST. Gilbert. O decrescimento para todos? In: LÉNA, Philippe; NASCIMENTO, Elimar Pinheiro (orgs.). Enfrentando os limites do crescimento: sustentabilidade, decrescimento e prosperidade. Rio de Janeiro: Garamond, 2012.

ROSTOW, Walt. W. Etapas do Desenvolvimento Econômico. 5 ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1974.

SANTOS, Boaventura de Souza. Para Além do Pensamento Abissal. Novos Estudos, n. 79, nov. 2007. Disponível em: <http://www.boaventuradesousasantos.pt/media/Para%20alem% 20do%20pensamento%20abissal_CEBRAP_2007.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2017.

Downloads

Publicado

2018-04-30

Como Citar

Damásio, K. L. (2018). ENTRE DEBATES – O PENSAMENTO CRÍTICO DE CELSO FURTADO E A TEORIA DO DECRESCIMENTO. Revista Húmus, 8(22). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/8558