MEDIAÇÃO FAMILIAR COMO SOLUÇÃO PARA ALIENAÇÃO PARENTAL

Autores

  • Tatiana Conceição Reis Filagrana Uniasselvi

Resumo

Este trabalho visa fazer uma análise a respeito da mediação familiar como solução para alienação parental, no sentido de que, não basta apenas apontar a pratica de alienação, mas também enumerar algumas formas de solucionar, ou ao menos, amenizar, as consequências desta pratica que são extremamente danosas aos menores alienados. No Brasil, a alienação parental apenas ingressou no contexto jurídico em 2010, com a promulgação da Lei n. 12.318. Embora tal assunto já fosse discutido muito antes da promulgação da referida lei. A sociedade vem mudando e, muito, e, com isso, a legislação também se transforma, visando uma melhor adequação à realidade social, e, principalmente às relações familiares. Observa-se que o ato de alienar está ferindo um dos grandes direitos fundamentais da criança e adolescente que é o direito do afeto. No mesmo sentido, também desrespeita princípios fundamentais, tais como: princípio do melhor interesse da criança, princípio da dignidade da pessoa humana, princípio da paternidade responsável, bem como, viola o exercício do poder familiar, uma vez que o alienador “abusa” de tal função para beneficiar-se. Na realidade tudo o que se quer proporcionar é um ambiente saudável para o filho, inobstante estar o casal divorciado ou não, e a mediação familiar para coibir tal prática é a melhor solução para esse problema pontual e delicado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Conceição Reis Filagrana, Uniasselvi

Artigos de Direito

Referências

- ALAN MINAS, PRODUÇÕES CARAMINHOLA, BRASIL. A morte inventada. Disponível em: <http://www.amorteinventada.com.br>. Acesso em 18 de maio de 2017.

- ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MÃES SEPARADOS (APASE). Disponível em: <http://www.apase.org.br/>. Acesso em 18 de maio de 2017.

_______. Alienação parental: melhores vídeos e livros dos melhores especialistas. Disponível em: <http://www.apase.org.br/>. Acesso em 18 de maio de 2017.

_______. A criança, o adolescente: aspectos históricos. p. 7-8. Disponível em: <http://www.mp.rs.gov.br/infancia/doutrina/id615.htm>. Acesso em: 18 de maio de 2017.

- BERTALANFFY, L.V. Teoria geral dos sistemas. Petrópolis: Vozes, 3a. ed., 1997.

- BRAGANHOLO, B.H. Novo desafio do Direito de Família contemporâneo: a Mediação Familiar. Conferência proferida no I Congresso de Direito de Família do Mercosul, realizada pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família, de 2 a 4 de junho. R. CEJ. Brasília (DF), n. 29, p.70-79, abr./jun. 2005.

- CEZAR-FERREIRA, V.A.M. Família, Separação e Mediação – uma visão psicojurídica. São Paulo: Malheiros, 2a. ed., 2007.

- DIAS, Maria Berenice. Síndrome da Alienação Parental: O que é isso?. In: Síndrome da alienação parental e a tirania do guardião: aspectos psicológicos, sociais e jurídicos. Organizado pela Associação de Pais e Mães Separados. Porto Alegre: Equilíbrio, 2008.

- DUARTE, Lenita Pacheco Lemos. Danos psíquicos da alienação parental no litígio familiar. In: MADALENO, Rolf; MILHORANZA, Mariângela Guerreiro (Coords.). Atualidades do direito de família e sucessões. Sapucaia do Sul: Nota Dez, 2008.

- DUARTE, Marcos. Alienação parental: restituição internacional de crianças e abuso do direito de guarda. 1. ed. Fortaleza: Leis & Letras, 2010.

_______. Alienação parental: comentários iniciais à Lei 12.318/2010. Disponível em: <http://blog.opovo.com.br/direitoeinformacao/alienacao-parental-comentarios-iniciais-a-lei-12-3182010>. Acesso em: 04 de dezembro de 2013.

- FEITOR, Sandra Inês Ferreira. A Síndrome de Alienação Parental e o seu tratamento à luz do direito de menores. (Dissertação de Mestrado). Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/55032789/A-SINDROME-DE-ALIENACAO-PARENTAL-E-O-SEU-TRATAMENTO-A-LUZ-DO-DIREITO-DE-MENORES>. Acesso em 18 de maio de 2017.

- FREITAS, Douglas Phillips. Alienação parental: comentários à Lei 12.318/2010. Rio de Janeiro: Forense, 2012.

- ___________________________ A Nova Guarda Compartilhada: Comentários à lei n. 13.058 de dezembro de 2014. 2ª ed. revisada e ampliada. Florianópolis: VoxLegem: 2015.

- GARDNER, Richard. O DSM-IV tem equivalente para o diagnóstico de Síndrome de Alienação Parental (SAP)?. Departamento de Psiquiatria Infantil da Faculdade de Medicina e Cirurgia da Universidade de Columbia. Disponível em: <http://sites.google.com/site/alienacaoparental/textos-sobre-sap-1/o-dsm-iv-tem-equivalente>. Acesso em 18 de maio de 2017.

- GOULART, Djacir. Alienação parental. Disponível em: <http://www.webartigos.com/artigos/aliencao-parental/70996/>. Acesso em 18 de maio de 2017.

- GRUNSPUN, H. O mediador e a separação de casais com filhos (entrevista à PaiLegal). PaiLegal. Disponível em: <http://www.pailegal.net>. Acesso em 18 de maio de 2017..

- GUAZZELLI, Mônica. A falsa denúncia de abuso sexual. In: DIAS, Maria Berenice. Incesto e alienação parental: realidades que a justiça insiste em não ver. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007.

- GROENINGA, G.C. e BARBOSA, A.A. Curso Intensivo de Mediação. São Paulo, 2003.

- MINAS, Alan e Daniela Vitorino. (Org.) A Morte Inventada: Alienação Parental em Ensaios e Vozes. São Paulo: Saraiva, 2014

- MOTTA, Maria Antonieta Pisano. A Síndrome da Alienação Parental. In: Síndrome da alienação parental e a tirania do guardião: aspectos psicológicos, sociais e jurídicos. Organizado pela Associação de Pais e Mães Separados. Porto Alegre: Equilíbrio, 2008.

- NAZARETH, E.R. Guia de Mediação Familiar – aspectos psicológicos. In: APASE (org). Mediação Familiar. Porto Alegre: Equilíbrio, p.11-25, 2005.

- OLIVEIRA, Marcus Vinícius de. Alienação parental. Disponível em:

<http://www.meuadvogado.com.br/entenda/alienacao-parental.html>. Acesso em 18 de maio de 2017.

- PaiLegal.net. Disponível em: <http://www.pailegal.net/quem-somos>. Acesso em 18 de maio de 2017.

_______. SOS Papai e Mamãe. Disponível em: <http://www.sos-papai.org/br_index.html>. Acesso em: Acesso em 18 de maio de 2017.

- RODRIGUES, Lia Palazzo. “Algumas considerações sobre o Direito de Família no novo Código Civil e seus reflexos no regime supletivo de bens”. In: WELTER, Belmiro Pedro; MADALENO, Rolf Hanssen (Coords.). Direitos fundamentais do direito de família. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2004.

- ROSA, Conrado Paulino da. A alienação parental e a mediação. Disponível em: <http://www.ibdfam.org.br/?artigos&artigo=671>. Acesso em 18 de maio de 2017.

- SILVA, Denise Maria Perissini da. Guarda Compartilhada e Síndrome de Alienação Parental: o que é isso? 2ª ed. rev e atual. Campinas, São Paulo: Armazém do Ipê, 2011.

- SIMÃO, Rosana Barbosa Ciprino. Soluções judiciais contra a perniciosa prática da alienação parental. In: Síndrome da Alienação Parental e a tirania do guardião: aspectos psicológicos, sociais e jurídicos. Organizado pela Associação de Pais e Mães Separados. Porto Alegre: Equilíbrio, 2008.

- SOUSA, Analicia Martins de. Síndrome da alienação parental: um novo tema nos juízos de família. São Paulo: Cortez, 2010.

- TRINDADE, Jorge. Manual de psicologia jurídica: para operadores do direito. 4. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2004.

_______. Síndrome de Alienação Parental (SAP). In: DIAS, Maria Berenice. Incesto e alienação parental: realidades que a Justiça insiste em não ver. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007.

_______. Os sujeitos da alienação parental. In: I CONGRESSO DE ALIENAÇÃO PARENTAL. Porto Alegre, 27 abr. 2012. 11:20 p.m.

- VALENTE, Maria Luiza Campos da Silva. Síndrome da Alienação Parental: a perspectiva do Serviço Social. In: Síndrome da alienação parental e a tirania do guardião: aspectos psicológicos, sociais e jurídicos. Porto Alegre: Síntese, 2002

Downloads

Publicado

2018-08-31

Como Citar

Reis Filagrana, T. C. (2018). MEDIAÇÃO FAMILIAR COMO SOLUÇÃO PARA ALIENAÇÃO PARENTAL. Revista Húmus, 8(23). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/7969

Edição

Seção

Dossiê Internacional de Arte Urbanidade e Sustentabilidade - I