APONTAMENTOS PARA UMA CRÍTICA A METAFISICA TRADICIONAL EM HEIDEGGER

Autores

Resumo

O presente artigo pretende abordar uma reflexão a respeito da crítica de Heidegger à metafísica tradicional, uma vez que se tem como problema o esquecimento da questão relacionada ao ser, que se torna o tema central de sua obra Ser e Tempo. Destacam-se neste trabalho quatro aspectos específicos nesta tentativa de construção de uma ontologia fenomenológica universal: 1) A importância pela pergunta sobre o sentido do ser, que acaba sendo alterada para a questão sobre a verdade do ser; 2) Os aspectos que tornam possível uma diferenciação ontológica entre ser e ente; 3) A necessidade de uma reconstrução ontológica dos fundamentos; 4) O olhar fenomenológico sobre ente, ser e verdade. Por fim, pode-se considerar que Heidegger trata a reflexão filosófica como uma fenomenologia relacionada à ontologia fundamental para tratar profundamente sobre a questão do ser, que se dá a conhecer no Dasein como lugar próprio de manifestação e compreensão da verdade na temporalidade.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Wilson Rodrigues de Brito, Universidade Federal do Piauí

Mestrando PPG Filosofia da UFPI. Possui Especializações em Ensino de Filosofia – UESPI e em Educação do Campo – UEMA. Professor substituto de Filosofia no curso de Biologia do CESCN-UEMA em Coelho Neto – MA.

Referências

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Trad. Márcia de Sá Cavalcante. Petrópolis: Vozes, 1998.

_______. Ensaios e conferências. Trad. Emmanuel Carneiro Leão, Gilvan Fogel, Márcia de Sá Cavalcante Schuback. 5.ed. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2008a.

_______. Marcas do caminho. Trad. Enio Paulo Giachini e Ernildo Stein; revisão de tradução de Marcos Antônio Casanova. Petrópolis: Vozes, 2008b.

_______. Los problemas fundamentales de la fenomenologia. Madrid: Trotta, 2000.

SARAITA, Carmen Segura. Heidegger y la metafísica: análisis críticos. Madrid: Publidisa, 2007.

STEIN, Ernildo. Seminário sobre a verdade. Petrópolis: Vozes, 1993a.

Os Pensadores Originais: Anaximandro, Parmênides, Heráclito. Trad. Emmanuel Carneiro Leão e Sérgio Wrublewski, Petrópolis: Vozes, 1993b.

Downloads

Publicado

2017-12-02

Como Citar

Rodrigues de Brito, J. W. (2017). APONTAMENTOS PARA UMA CRÍTICA A METAFISICA TRADICIONAL EM HEIDEGGER. Revista Húmus, 7(21). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/7857