Os conflitos da geração X e Y no mercado de trabalho

Autores

  • Jerônimo Tridapalli SENAI/SC
  • Everaldo da Silva Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE http://orcid.org/0000-0001-9716-8421
  • Mariangela Kraemer Lenz Ziede Professora da Pós-Graduação em Gestão Escolar da UNIARP.
  • Claudemir Marcolla Observatório Social de Brusque.

Resumo

O presente estudo consiste em analisar o comportamento e a relação interpessoal dos colaboradores da Geração X e da Geração Y na empresa Alfa Beta Ltda (nome fictício), fornecendo sugestões de melhorias para os conflitos que surgem entre estas duas gerações e ilustrando o papel do líder como mediador deste processo. Para a realização deste estudo buscamos informações por meio de pesquisa bibliográfica e qualitativa. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário com perguntas fechadas elaborado pelo pesquisador e aplicado aos funcionários  da empresa.  A partir dos dados coletados e com os resultados obtidos, constatou-se que há diferenças de comportamento e de necessidades entre os colaboradores da Geração X e Y dentro da empresa, principalmente quando relacionados com fatores de motivação. Verificou-se ainda que mesmo  os funcionários sendo de gerações diferentes, que cresceram em cenários distintos, algumas opiniões com relação aos assuntos que foram levantados na pesquisa, são semelhantes entre as duas gerações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jerônimo Tridapalli, SENAI/SC

Bacharel em Administração (UNIFEBE). Professor no SENAI/SC. E-mail: jeronimo.tridapalli@edu.sc.senai.br

Everaldo da Silva, Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE

Cienstista Social. Mestre em Desenvolvimento Regional (FURB). Doutor em Sociologia Política (UFSC). Professor e Pesquisador. E-mail: prof.evesilva@gmail.com

Mariangela Kraemer Lenz Ziede, Professora da Pós-Graduação em Gestão Escolar da UNIARP.

Doutora em Educação. (UFRGS 2014). Mestre em Educação (UFRGS 2008). Especialista em Informática na Educação (2002). Especialista em tutoria na Educação à distância (UFRGS 2010). Pedagoga - Educação Infantil (PUC/RS 1991). Professora da Pós-Graduação em Gestão Escolar da UNIARP. Professora substituta do DEBAS/UFRGS.

Claudemir Marcolla, Observatório Social de Brusque.

Bacharel em Administração (UNIFEBE). Mestrando em Administração (UNIVALI). Coordenador Administrativo do Observatório Social de Brusque. E-mail: claudemir.marcolla@hotmail.com 

Referências

CHIAVENATO, Idalberto. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 1985-1987. 3 v.

DIMENSTEIN, Gilberto. O futuro do emprego. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dimenstein/. Acessado em 03 de outubro de 2010.

IT FÓRUM. A geração Y muda estratégia no mercado de trabalho. Disponível em: http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=64062. Acessado em 03 de outubro de 2010.

LIPKIN, Nicole; PERRYMORE, April. A Geração Y no Mercado de Trabalho: Como lidar com a força de trabalho que influenciará definitivamente a cultura da sua empresa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

MORGAN, Gareth. As imagens da organização. São Paulo: Atlas, 1996. 421 p.

OLIVEIRA, Sidney; Geração Y: O nascimento de uma nova geração de Líderes. 1ª Ed. São Paulo: Integrare Editora, 2010.

PARODI, Karin. Futuro: como serão os profissionais? Disponível em: http://www.hsm.com.br/editorias/futuro-como-serao-os-profissionais. Acessado em 28 de agosto de 2010.

PERISCINOTO, Alexandra. A geração Y chega ao mercado de trabalho. Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/informativo/a-geracao-y-chega-ao-mercado-de-trabalho/19461/. Acessado em 22 de agosto de 2010.

RECINELLA, Roberto. Conflito de gerações. Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/conflito-de-geracoes/47532/. Acessado em 15 de setembro de 2010.

ROMANZINI, Carlos Daniel. Disponível em: http://www.romanzini.com.br/r_works_01/ucs_romanzin_adp037_03r.htm. Acessado em 23 de agosto de 2010.

SANTOS, Michel dos. As organizações vistas como organismos. Disponível em: http://theblackbelts.blogspot.com/2008/04/as-organizaes-vistas-como-organismos.html. Acessado em 23 de agosto de 2010.

SERRANO, Daniel. Geração X. Disponível em: http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos3/Geracao_X.htm. Acessado em 18 de novembro de 2010.

VARGAS, Mariliz. A geração y e a vida dos novos tempos. Disponível em: http://www.rhcentral.com.br/artigos/artigo.asp?cod_tema=3158. Acessado em 05 de outubro de 2010.

VIANA, Fernando. Os novos tempos: A convivência das gerações X e Y nas empresas. Disponível em: http://www.infonet.com.br/fernandoviana/ler.asp?id=73931&titulo=Fernando_Viana. Acessado em 30 de outubro de 2010.

WHARTON. UNIVERSIDADE OF PENNSILVANIA. Duelo de gerações nas empresas. Disponível em: http://www.wharton.universia.net/index.cfm?fa=viewfeature&id=1330&language=portugues. Acessado em 15 de setembro de 2010.

Downloads

Publicado

2017-11-07

Como Citar

Tridapalli, J., Silva, E. da, Kraemer Lenz Ziede, M., & Marcolla, C. (2017). Os conflitos da geração X e Y no mercado de trabalho. Revista Húmus, 7(20). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/7849