As origens das ideias da Filosofia do Direito no Brasil

Autores

  • Getúlio Nascimento Braga Júnior Universidade Estácio de Sá Universidade Candido Mendes Ibmec RJ

Resumo

o artigo se propõe pensar a atualidade de algumas das origens filosóficas e jurídicas brasileiras no contexto normativo atual.   Ressurge, neste contexto, entre outros pontos, a sustentação ou relação do Direito Natural com o Positivo que, no plano da norma, hoje apresenta pressuposto entrelaçamento, a despeito de uma necessária preservação de cada um diante da segurança jurídica e depuração conceitual ou de institutos jurídicos em sua natureza jurídica.  E, em contexto comum, se apresentam outras interlocuções como o culturalismo, a fenomenologia, o cientificismo, o positivismo, estes últimos, como indicativos de temas ainda presentes nos horizontes de discussões do Direito pátrio e internacional.  Diante de tais problemas a reflexão se preocupa ainda em identificar como tais pontos constam da pauta internacional não apenas dos ordenamentos, como também dos sistemas jurídicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Getúlio Nascimento Braga Júnior, Universidade Estácio de Sá Universidade Candido Mendes Ibmec RJ

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 2012); Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 2007); Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 2007). Graduado em Direito pela Universidade Gama Filho (UGF - 2000). É pesquisador integrante do Seminário de Filosofia Jurídica e Política IFCS/UFRJ sob o tema Fenomenologia da Justiça, do Direito e do poder - A questão dos fundamentos, atualmente em convênio com a EMARF/TRF 2a Região. Atua no magistério, pesquisa e extensão. Leciona na Universidade Candido Mendes (UCAM), Universidade Estácio de Sá (UNESA) e no Curso de Direito do Grupo IBMEC (RJ). É professor Convidado da Escola Judiciária do TRT 1a Região. Lecionou no Centro Universitário Volta Redonda (UNIFOA) e na Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). É docente do curso presencial e do NEAD da Universidade Estácio de Sá (UNESA). É pesquisador do Programa de Pesquisa e Produtividade e orienta Iniciação Científica na Universidade Estácio de Sá (UNESA). Orienta Iniciação Científica junto à FAPERJ sob o tema A dialética dos paradigmas no discurso jurídico dos precedentes judiciais. É líder do Grupo de Pesquisa A Sociedade Civil e o Estado de Direito: Mutações e Desenvolvimento no CNPq (IBMEC). Integra como pesquisador os Diretórios de Grupo de Pesquisa CNPq Jurisdição, Constituição e Processo (UFF) e Justiça, poder e relações éticas na contemporaneidade (UNICEUMA). Os principais temas e estudos desenvolvidos: Filosofia contemporânea; Fenomenologia; Ética e Teoria dos Valores; Filosofia Política; Teoria da Justiça; História da Filosofia; Filosofia Prática; Filosofia do Direito e Teoria do Direito; Ciência Política; Teoria do Estado e Direito Constitucional.

Referências

GUIMARÃES, Aquiles Côrtes. Farias Brito e as Origens do Existencialismo no Brasil. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1979.

_____________. Momentos do Pensamento Luso-Brasileiro. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1981.

_____________. Pequenos Estudos de Filosofia Brasileira. Rio de Janeiro: NAU, 1997.

_____________. Cinco Lições de Filosofia do Direito. Rio de Janeiro: Lúmen júris, 2006.

MACHADO NETO, Antônio Luís. História das Idéias Jurídicas no Brasil. São Paulo: Editora Grijalbo, 1969.

MANN, Thomas. A montanha mágica. Trad. Herbert Caro. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2016.

PAIM, Antônio. História das Idéias Filosóficas no Brasil. São Paulo: Editora Grijalbo, 1974.

ROMERO, Silvio. Doutrina contra doutrina: o evolucionismo e o positivismo no Brasil. Rio de Janeiro: Editor J. B. Nunes, 1894.

VENANCIO FILHO, Alberto. Das Arcadas ao Bacharelismo. São Paulo: Editora Perspectiva, 1982.

VITA, Luís Washington. Panorama da Filosofia Brasileira. Porto Alegre: Editora Globo, 1969.

Downloads

Publicado

2017-11-07

Como Citar

Braga Júnior, G. N. (2017). As origens das ideias da Filosofia do Direito no Brasil. Revista Húmus, 7(20). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/7355