A DEMOCRACIA BRASILEIRA E A QUALIDADE DE INFORMAÇÃO: pressupostos políticos e jurídicos para a justiça social

Autores

  • Neuro Zambam Faculdade Meridional - IMED

Resumo

A concretização da justiça social depende da administração e equalização de inúmeros fatores, podendo-se destacar, o acesso à justiça, à liberdade de informação e expressão, o funcionamento das instituições, a garantia dos direitos fundamentais, a participação efetiva dos cidadãos nas decisões e a superação das graves desigualdades. O objetivo geral deste artigo é demonstrar que a liberdade de expressão e a qualidade da informação integram as bases mais importantes da democracia sendo essenciais para a correção das deficiências existentes na sociedade. O método de abordagem é o dedutivo e apoia-se nas técnicas de consulta bibliográfica, exposição geral de dados e experiências comprovadas. As referências para a fundamentação são Amartya Sen, John Rawls, a Constituição Federal (CF) de 19988, e posicionamentos da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). As conclusões estão ancoradas na convicção: a qualidade da informação promove e aprimora a justiça social e a democracia para todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neuro Zambam, Faculdade Meridional - IMED

Pós-doutor em Filosofia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Doutor em Filosofia pela PUCRS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade Meridional - IMED – Mestrado. Professor do Curso de Direito (graduação e especialização) da Faculdade Meridional – IMED de Passo Fundo. Membro do Grupo de Trabalho, Ética e cidadania da ANPOF (Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Filosofia). Pesquisador da Faculdade Meridional. Líder do Grupo de Estudo, Multiculturalismo e pluralismo jurídico. Líder do Centro Brasileiro de Pesquisa sobre a Teoria da Justiça de Amartya Sen: interfaces com direito, políticas de desenvolvimento e democracia. l

Referências

CARDOSO, Fernando Henrique. Um mundo surpreendente. In. BARROS, Otávio de; GIAMBIANI, Fábio. Brasil globalizado. Rio de Janeiro: Elsevieri, 2008.

CARVALHO, Lucas Borges de. Censura e liberdade de expressão na Assembleia Constituinte (1987-1988). In: Revista de Informação Legislativa, n. 209, a. 53, Brasília, jan./mar. 2016, p. 87-113.

COMIM, Flávio; QISILBASH, Mozaffar; ALKIRE, Sabine (orgs.). The capability approach: concepts, measures and applications. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.

PIRES, Cecilia. Cultura democrática e conhecimento ético. In: TRINDADE, André K.; ESPÍNDOLA, Ângela A. S.; BOFF, Salete O. (Org.). Direito democracia e sustentabilidade. Anuário do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Faculdade Meridional. Passo Fundo: IMED, 2014.

RAWLS, John. O liberalismo político. Tradução de Dinah de Abreu Azevedo. São Paulo: Ática, 2000.

-----. Justiça e democracia. Tradução de Irene A. Paternot. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

SANDEL, J. Michael. Justiça: o que é fazer a coisa certa? Tradução de Heloisa Matias e Maria Alice Máximo. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2011.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. Tradução de Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das letras, 2000.

Sen, Amartya; KLIKSBERG, Bernardo. As pessoas em primeiro lugar. Tradução de Bernardo Ajzemberg e Carlos Eduardo Lins da Silva. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. Tradução de Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das letras, 2000.

–---. A ideia de justiça. Tradução Nuno Castello-Branco Bastos. Coimbra: Almedina, 2010.

–---. Glória incerta: a Índia e suas contradições. Tradução de Ricardo Doninelli Mendes e Laila Coutinho. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

SENADO FEDERAL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, Senado Federal, 2008.

STAFFEN, Márcio Ricardo. Interfaces do direito global. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2015,

TODOROV, Tzvetan. Os inimigos íntimos da democracia. Tradução: Joana Angéca d’Avila Mello. São Paulo: Companhia das letras, 2012.

ZAMBAM, Neuro José. Amartya Sen: liberdade, justiça e desenvolvimento sustentável. Passo Fundo, IMED, 2012

–---. A democracia contemporânea: entre a cruz e a espada. In. TRINDADE, André K.; ESPÍNDOLA, Ângela A. S.; BOFF, Salete O. (Org.). Direito democracia e sustentabilidade. Anuário do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Faculdade Meridional. Passo Fundo: IMED, 2014.

ZAMBAM, Neuro José; AQUINO, Sérgio Fernandes. Ecologia integral: por um novo modelo sustentável de convivência socioambiental. In. TRINDADE, André K.; ESPÍNDOLA, Ângela A. S.; BOFF, Salete O. (Org.). Direito democracia e sustentabilidade. Anuário do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Faculdade Meridional. Passo Fundo: IMED, 2015.

-----. Direito à liberdade: consequências da manipulação da mídia e da religião. Disponível em: https://www.academia.edu/29758994/Direito_%C3%A0_Liberdade_as_Consequ%C3%AAncias_da_Manipula%C3%A7%C3%A3o_da_M%C3%ADdia_e_da_Religi%C3%A3o. Acesso em fev. 2017.

ZAMBAM, Neuro José. Introdução à teoria da justiça de John Rawls. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2015.

Downloads

Publicado

2018-04-30

Como Citar

Zambam, N. (2018). A DEMOCRACIA BRASILEIRA E A QUALIDADE DE INFORMAÇÃO: pressupostos políticos e jurídicos para a justiça social. Revista Húmus, 8(22). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/7254