NOVO CONTRATO SOCIAL: intercessões entre Hobbes e Rawls acerca da Justiça

Autores

  • Renato Nunes Bittencourt Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Clarice Helena de Miranda Coimbra Universidade Cândido Mendes

Resumo

O presente trabalho tem por principal objetivo fazer um sucinto comentário sobre a contribuição do Leviatã de Thomas Hobbes e de Uma teoria da justiça de John Rawls, cujos aspectos políticos, jurídicos e filosóficos são perfeitamente encontrados hodiernamente nas Constituições. Será abordada a clássica definição da teoria do contrato social, bem como a teoria da justiça como equidade, para que se possa ao final concluir uma reflexão, sem querer esgotar o tema, sobre qual modelo de justiça que se quer deixar para as futuras gerações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Nunes Bittencourt, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Dr. em Filosofia. Especialidades: Filosofia Grega Antiga, Espinosa, Schopenhauer, Nietzsche, Marx, teoria psicanalítica e temas relacionados a teoria da comunicação, comunicação corporativa, Moda e Consumo e crítica da cultura contemporânea através de Zygmunt Bauman, Gilles Lipovetsky, Ortega Y Gasset, Baudrillard, Michel Foucault, Pierre Lévy, Manuel Castells, dentre outros.

Clarice Helena de Miranda Coimbra, Universidade Cândido Mendes

Mestre em Direito pela UNIFLU

Referências

BRASIL. Presidência da República. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 11 maio 2013.

FERREYRA, Raul Gustavo. Notas sobre derecho constitucional y garantias. Buenos Aires: Ediar, 2008.

HOBBES, Thomas. De Cive. Trad. de Ingeborg Soler. Petrópolis: Vozes, 1993.

_______. Leviatã, ou Matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil. Trad. Rosina D’Angina. São Paulo: Martin Claret, 2012.

RAWLS, John. Uma teoria da justiça. Trad. de Almiro Pisetta e Lenita M. R. Esteves. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

ZARINI, Helio Juan. Constitución Argentina. Comentada y Concordada. 6ª reimp. Buenos Aires: Editora ASTREA. 2012.

Downloads

Publicado

2017-11-07

Como Citar

Bittencourt, R. N., & Coimbra, C. H. de M. (2017). NOVO CONTRATO SOCIAL: intercessões entre Hobbes e Rawls acerca da Justiça. Revista Húmus, 7(20). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/6918