O TURISMO NO TERRITÓRIO DO CONTESTADO: POTENCIALIDADES PAUTADAS EM ASPECTOS HISTÓRICOS E POLÍTICAS PÚBLICAS.

Autores

  • Sandro Luiz Bazznella Universidade do Contestado
  • Alexandre Assis Tomporoski Universidade do Contestado
  • Ivone Mazutti de Geroni Mestranda no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional

Resumo

Resumo: O objetivo deste artigo consiste em examinar os principais aspectos pertinentes ao turismo enquanto estratégia de desenvolvimento aplicável ao território do Contestado.  A abordagem considera a prerrogativa do estado em intervir nos segmentos da sociedade, através de políticas públicas capazes de fomentar o desenvolvimento da atividade turística pela iniciativa privada. Dentre os principais resultados, destacam-se as potencialidades inerentes ao Território do Contestado, decorrentes da herança imaterial do movimento sertanejo do Contestado. Movimento notoriamente conhecido por Guerra do Contestado, que assolou o território no período de 1912-1916. Neste sentido, a herança imaterial fundamenta-se, prioritariamente, na história, na religiosidade e na cultura singulares ao território. Conquanto a atividade turística pautada na herança imaterial se destaque por sua singularidade, há que se considerar, também, o turismo proporcionado pelos ativos naturais do território, principalmente o turismo rural. Portanto, conclui-se que a atividade turística pode contribuir para o desenvolvimento sustentável, desde que ocorram investimentos de natureza diversa, inclusive em educação e difusão do conhecimento obtido recentemente em pesquisas sobre a história do Contestado, almejando, assim, estimular o turismo pautado na herança imaterial do Contestado, fator exclusivo e diferencial deste território.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Luiz Bazznella, Universidade do Contestado

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco (1989), mestrado em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2003) e doutorado em Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é professor titular de filosofia da Universidade do Contestado na graduação no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional. Tem experiência na área de filosofia, atuando nas seguintes áreas temáticas: História da filosofia, filosofia política e ética, técnica, Estado e biopolítica.

Alexandre Assis Tomporoski, Universidade do Contestado

Possui graduação em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2003), mestrado (2006) e doutorado (2013) em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Sua atuação concentra-se nas áreas de História Social, história do Contestado e História do Trabalho no Brasil. Atualmente é professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e de diversos cursos de graduação da Universidade do Contestado (UnC), campus Canoinhas, onde também coordena o Núcleo de Pesquisa em História. É membro do Grupo de Investigações sobre o Movimento do Contestado (GIMC), com certificação junto ao CNPQ e que reúne pesquisadores de várias instituições brasileiras.

Ivone Mazutti de Geroni, Mestranda no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional

Possui graduação em Turismo pela Fundação Universidade do Contestado - Campus Caçador (2006) e Especialização em Planejamento e Organização de Espaços Turísticos pela Fundação Universidade do Contestado - Campus Canoinhas (2007). Atuou como Representante Comercial de 1985 a 2000, nas empresas Garça Artefatos de Couro de Getúlio Vargas RS e Zenir Dizars Presentes de Gaurama RS. Exerceu o cargo de Diretora de Promoção Social na Prefeitura Municipal de Calmon SC,(2001, 2003 ),Secretária de Promoção Social,na Prefeitura Municipal de Calmon SC (2003, 2005), Secretária de Turismo, Cultura, Desporto e Lazer na Prefeitura Municipal de Calmon SC, (2005, 2007), Gerente de Turismo, Cultura e Esporte na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Caçador SC, (2007, 2010), atualmente é Prefeita Municipal de Calmon SC

Referências

BOSCHI, R.R. Governança, participação e eficiência das políticas públicas; exame de experiências municipais no Brasil. Rio de Janeiro; IU-PERJ, 2002.

BOULLION, R. C. Lãs Actividades Turísticas Y Recreacionales. (1974.p.174).

CARVALHO, M. M. X. Uma grande empresa em meio à floresta: a história da devastação da floresta com araucária e a Southern Brazil Lumber and Colonization (1870-1970). Tese (Doutorado em História). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2010.

MACHADO, P. P. Lideranças do Contestado: a formação das chefias caboclas (1912- 1916). Campinas, SP. Editora da Unicamp, 2004.

MELLO E SOUZA, Antônio Cândido. Os Parceiros do Rio Bonito: estudos sobre o caipira paulista e a transformação dos seus meios de vida. São Paulo: Duas Cidades, 2001.

SESSA, Alberto. Turismo e política de desenvolvimento. Tradução: Lourdes Fellini Sartor. Porto Alegre: UNIONTUR, 1983.

SOUZA, A. M. A estrutura fundiária do Território Planalto Norte–SC: Um produto das especificidades históricas. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), 2009.

SUPRINYAK, C. E. O Mercado de Animais de Carga no Centro-Sul do Brasil Imperial: Novas Evidências. Est. econ., São Paulo, 38(2), p. 319-347, abr.-jun. 2008.

TOCQUEVILLE, Alexis. Democracia na América. São Paulo; 2004.

TOMPOROSKI, Alexandre Assis. “O pessoal da Lumber!” Um estudo acerca dos trabalhadores da Southern Brazil Lumber and Colonization Company e sua atuação no planalto norte de Santa Catarina, 1910 – 1929. Florianópolis. Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2006.

______________________________. O polvo e seus tentáculos. A Southern Brazil Lumber and Colonization Company e as transformações impingidas ao planalto contestado, 1910-1940. Tese (Doutorado em História). Florianópolis: UFSC, 2013.

______________________________. Os costumes no planalto catarinense: dos embates no movimento sertanejo do Contestado à luta contra as imposições do capital estrangeiro (1912-1919). Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS, Vol. 7, Nº 14, p.27-56, dez.2015.

VINHAS DE QUEIROZ, M. Messianismo e conflito social: a guerra sertaneja do Contestado (1912-1916). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966.

Downloads

Publicado

2016-10-04

Como Citar

Bazznella, S. L., Tomporoski, A. A., & Geroni, I. M. de. (2016). O TURISMO NO TERRITÓRIO DO CONTESTADO: POTENCIALIDADES PAUTADAS EM ASPECTOS HISTÓRICOS E POLÍTICAS PÚBLICAS. Revista Húmus, 6(17). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/5345