CASA GRANDE & SENZALA ENTRE O ‘MAGNÍFICO AO ELOGIO’

Autores

  • Marlon Teixeira de Faria Faculdade Montes Belos.
  • Aruanã Antônio dos Passos Universidade Federal de Goiás

Resumo

Aqui o foco da pesquisa consiste em demonstrar panoramicamente as tensões que ocorrem entre os anos de 1929 aos 1930, em que ocorre a publicação de Casa Grande & Senzala. Isso nos aparece como base para compreender determinadas atitudes e/ou posicionamentos que transparece nos argumentos que nos são apresentados na obra de Gilberto Freyre. Nesse momento utilizamos de argumentos de autores que analisam essa obra, emitindo suas críticas e elogios que vão desde a questão teórica à metodológica, o que nos permite ainda mais claridade em sua compreensão. Dessa forma, ao fim, temos uma noção da dimensão em que foi escrita, atravessada por crises, e entender até que ponto ela soa como uma obra (de grande importância) que carrega, ora explícito, ora de forma implícita elogios a colonização portuguesa e a casa grande.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlon Teixeira de Faria, Faculdade Montes Belos.

Especialista em História e Sociedade

Aruanã Antônio dos Passos, Universidade Federal de Goiás

Docente do curso de História da Universidade Estadual de Goiás (UEG), campus Cora Coralina. Doutorando em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG)

Downloads

Publicado

2016-05-01

Como Citar

de Faria, M. T., & dos Passos, A. A. (2016). CASA GRANDE & SENZALA ENTRE O ‘MAGNÍFICO AO ELOGIO’. Revista Húmus, 6(16). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/4669