UMA DEFINIÇÃO CONSTITUTIVA DE EMOÇÕES: A constitutive definition of emotions

Autores

  • Hugo Rodrigues Universidade de Brasília - UNB
  • Fábio Libório Rocha Universidade de Brasília - UnB Professor de Filosofia na UDF (Direito e Psicologia), e na UPIS (Direito).

Resumo

Um dos maiores problemas do estudo das emoções está na baixa concordância entre diferentes achados e teorias. Este estudo argumenta que muito disso é devido a problemas na definição de emoções, que muitas vezes são confundidas com outros conceitos de natureza emocional, os quais, frequentemente, comportam-se de modo diverso do que aquilo algumas áreas vêm chamando de emoções. Busca-se apresentar evidências e propor uma definição focada na natureza episódica, aspectos avaliativos, mudanças psico-cognitiva-fisiológica no organismo e aspecto social da expressão como alguns dos principais atributos do sistema “emoções”, bem como diferenciá-la de outros tais como humores, afetos, sentimentos e temperamentos. Ao final é proposta uma definição de emoção baseada nesses conceitos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hugo Rodrigues, Universidade de Brasília - UNB

Doutorando em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações.

Fábio Libório Rocha, Universidade de Brasília - UnB Professor de Filosofia na UDF (Direito e Psicologia), e na UPIS (Direito).

Pós Doutor em Psicologia Clínica e Cultura, pela Universidade de Brasília - UnB (orientação pela Drª Daniela Chatelard; Professor de Filosofia na UDF (Direito e Psicologia), e na UPIS (Direito)

Downloads

Publicado

2016-01-01

Como Citar

Rodrigues, H., & Rocha, F. L. (2016). UMA DEFINIÇÃO CONSTITUTIVA DE EMOÇÕES: A constitutive definition of emotions. Revista Húmus, 5(15). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/4253