A CRISE DA ÉTICA NO PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO: um debate entre Alasdair MacIntyre e Habermas

Autores

  • Fábio Coimbra Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Mônica Teresa Costa Sousa Universidade Federal do Maranhão

Resumo

A pesquisa em questão tematiza a crise da ética contemporânea no pensamento de MacIntyre fazendo um contraponto com o pensamento de Habermas. O objetivo a que se aspira aqui consiste em esclarecer que os dois filósofos têm projetos de pesquisa diferenciados, e especificar quais são esses projetos. Se, por um lado, MacIntyre – diagnosticando o problema ético da contemporaneidade – propõe um retorno às tradições morais de pesquisa racional como remédio para os males da ética moderna e contemporânea, por outro, Habermas, cujo pensamento se insere no contexto da virada linguística do século XX, propõe a ética do discurso como meio para a construção de uma sociedade eticamente melhor na medida em que o paradigma da comunicação representa a possibilidade através da qual os indivíduos podem chegar a um consenso. A hipótese aqui levantada é a de que ambos os projetos possuem relevância para a compreensão da ética e da moral modernas, sendo, portanto, descabido exaltar um em detrimento do outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Coimbra, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão (2015).

Mônica Teresa Costa Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Professora Adjunta na Universidade Federal do Maranhão. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Direito e Desenvolvimento (NEDD/UFMA). Coordenadora do Núcleo de Assessoria Jurídica Popular (NAJUP) "Negro Cosme". Editora Chefe da Revista Cadernos de Pesquisa (PPPG/UFMA).

Downloads

Publicado

2016-01-01

Como Citar

Coimbra, F., & Sousa, M. T. C. (2016). A CRISE DA ÉTICA NO PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO: um debate entre Alasdair MacIntyre e Habermas. Revista Húmus, 5(15). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/4252