LEI ESPECIAL CRIMINAL: Um estudo de caso aplicado no município de Canoinhas/SC

Autores

  • Jairo Marchesan Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Fundação Universidade do Contestado- UnC. Canoinhas, SC, Brasil
  • Sandro Luiz Bazzanella Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Fundação Universidade do Contestado – UnC. Canoinhas, SC, Brasil.
  • Danielly Borguezan Universidade do Contestado - UNC, SC.
  • José Grein Junior Universidade do Contestado – UnC, Canoinhas, SC.

Resumo

Os motivos da delinquência ainda se apresentam incógnitas para diversas ciências, sobretudo a antropologia e a criminologia. Fatores como os sociais, econômicos, familiares e até mesmo psicológicos são os mais considerados. Entender o crime e por extensão suas causas exige do intérprete muito mais que um vasto conhecimento empírico; é preciso associá-lo a fatores externos. Para melhor apreensão do problema da delinquência, e no intuito de observar como a Legislação Penal Especial, apresenta-se no município de Canoinhas (SC), realizou-se um recorte nos três bairros mais populosos sendo eles: Campo da Água Verde (15.461 habitantes), Centro (5.085 habitantes) e Jardim da Esperança (3.878 habitantes).  Na sequência do estudo realizou-se a delimitação do período, entre os anos de 2011, 2012 e 2013 (com exceção à Lei Maria da Penha) onde seus dados puderam ser observados desde o surgimento da Lei em 2006.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jairo Marchesan, Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Fundação Universidade do Contestado- UnC. Canoinhas, SC, Brasil

Doutor em Geografia. Professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Fundação Universidade do Contestado- UnC. Canoinhas, SC, Brasil

Sandro Luiz Bazzanella, Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Fundação Universidade do Contestado – UnC. Canoinhas, SC, Brasil.

Doutor Interdisciplinar em Ciências Humanas. Coordenador e Professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Fundação Universidade do Contestado – UnC. Canoinhas, SC, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas – Cnpq; e do Grupo de Estudo em Giorgio Agamben – GEA.

Danielly Borguezan, Universidade do Contestado - UNC, SC.

Professora de Direito; Advogada, Mestre em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas – Cnpq; Membro do Grupo de Estudo em Giorgio Agamben – GEA e bolsista do Programa do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior – FUMDES.

José Grein Junior, Universidade do Contestado – UnC, Canoinhas, SC.

Graduando do Curso de Direito na Universidade do Contestado – UnC Canoinhas. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas – Cnpq; Membro do Grupo de Estudo em Giorgio Agamben – GEA.

Downloads

Publicado

2015-09-01

Como Citar

Marchesan, J., Bazzanella, S. L., Borguezan, D., & Junior, J. G. (2015). LEI ESPECIAL CRIMINAL: Um estudo de caso aplicado no município de Canoinhas/SC. Revista Húmus, 5(14). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/3967