PODER E CULPA EM NIETZSCHE E FOUCAULT

Autores

  • Rodrigo Silva Gomes Universidade Metodista de São Paulo

Resumo

O objetivo deste artigo é evidenciar a relação entre o pensamento filosófico de Nietzsche, capacitado com a ideia de contraposição entre razão e instinto, e o pensamento de Foucault, expressando sua teoria sobre as relações de poder conceituadas em suas análises. Ainda será estabelecida a contraposição entre Apolo e Dioniso e os conceitos fundadores da modernidade capazes de sobrepor o primeiro pelo segundo, analisando as relações de poder e o controle da sexualidade, além da estrutura moral de escravos e suas racionalidades configuradas para uma construção da culpa e do controle sobre os indivíduos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Silva Gomes, Universidade Metodista de São Paulo

Pós-graduado com Especialização em Filosofia Contemporânea e História pela Universidade Metodista de São Paulo (2014). Possui graduação em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2011). Atualmente é professor de Sociologia - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia e Filosofia.

Downloads

Publicado

2015-09-01

Como Citar

Gomes, R. S. (2015). PODER E CULPA EM NIETZSCHE E FOUCAULT. Revista Húmus, 5(14). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/3408