DO SISTEMA DE CONHECIMENTO DE DESCARTES: o “eu” como “coisa em si” e a “consciência da conciência”
Resumo
Se o sentido e a finalidade da razão como instrumento de conhecimento converge para a possibilidade de discernimento envolvendo o verdadeiro e o falso, o que se impõe ao seu exercício não é senão um método que consiste na aplicação de determinados preceitos destinados tanto ao entendimento como à vontade, cuja contradição caracteriza o fundamento metafísico do erro, segundo Descartes que, conforme assinala o referido artigo, recorre a uma dúvida que, na investigação dos fundamentos absolutos, encerra uma radicalidade que tende a se deter nas fronteiras do próprio ato de duvidar, que implica na experiência do Cogito e traz a prova ontológica da existência de Deus como única condição capaz de assegurar a realidade do mundo.Downloads
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Publicado
2015-04-01
Como Citar
Mariano da Rosa, L. C. (2015). DO SISTEMA DE CONHECIMENTO DE DESCARTES: o “eu” como “coisa em si” e a “consciência da conciência”. Revista Húmus, 5(13). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/3188
Edição
Seção
Artigos