GESTÃO DOS RELACIONAMENTOS: A emergência das sociabilidades em clubes e associaçõess

Autores

  • Saulo Tavares Mota Universidade de São Paulo

Resumo

Determinadas alterações nas políticas econômicas da Europa e do Brasil parecem ter composto cenários que viabilizaram condições de possibilidade historicamente datadas para a emergência de clubes e associações, que engendraram formas de se relacionar muito precisas e presentes ainda no século XXI. Pretende-se analisar o modo como as transformações políticas e econômicas, historicamente datadas, na Europa e no Brasil, interferiram nas formas de se relacionar viabilizando a emergência dos clubes e associações, investigando o modo como provocaram e/ou configuraram condições de possibilidade para a emergência de tais formas de se comunicar e se relacionar. O liberalismo se estabeleceu também no Brasil de tal modo a fazer com que os sujeitos não só aprendessem a (con)viver e (re)produzir estratégias de separação, de gestão das relacionamentos e de individualização, mas que passassem a reivindicá-las nos mais diversos aspectos da vida cotidiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Saulo Tavares Mota, Universidade de São Paulo

Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais campus Poços de Caldas (2008), Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012) e Doutorando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP. Atua nas áreas de Psicologia Social e Institucional, com ênfase em Políticas Públicas. Suas pesquisas concentram-se nas áreas de Psicologia, Comunicação e Filosofia a partir da interface da Análise Institucional com o pensamento de Michel Foucault. Atualmente trabalha com os seguintes temas: Políticas de Assistência e Desenvolvimento Social; Políticas de Saúde; Políticas de Comunicação; Comunicação e Sociabilidades; Modos de Subjetivação.

Downloads

Publicado

2014-08-01

Como Citar

Mota, S. T. (2014). GESTÃO DOS RELACIONAMENTOS: A emergência das sociabilidades em clubes e associaçõess. Revista Húmus, 4(11). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/2458