PENSAR A FORMAÇÃO HUMANA PELA ARTE NUMA CRÍTICA À TRADIÇÃO METAFÍSICA OCIDENTAL: A partir das contribuições de Schiller e Heidegger

Autores

  • Eliana Henriques Moreira UFT- Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-4358v12n37.2022.67

Palavras-chave:

Arte, Formação, Humanização

Resumo

Propomos aqui estabelecer um diálogo sobre a relação entre a arte e a formação humana, para tal contamos com as contribuições de Martin Heidegger e de Friedrich Schiller, considerando que este último propôs em um conjunto de cartas (1793) uma educação estética da humanidade, uma proposta para a formação humana pautada pela arte e Martin Heidegger discute essa proposta schilleriana à luz de sua própria filosofia, a partir da recolocação da questão fundamental de toda sua filosofia, que é a questão do sentido do ser. Sendo assim, discutimos a relação entre arte e formação humana, trazendo essas contribuições para uma reflexão atual. A crítica da tradição de pensamento Ocidental que perpassa o pensamento de ambos os filósofos, re-coloca em questão o sentido da própria humanidade do ser humano, colocando a arte como um locus privilegiado para essa humanização, não sendo a arte promotora somente de deleite e distração, mas de formação mesmo, num sentido ontológico, inaugural, fundador.

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Referências

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Publicado

2022-12-13

Como Citar

Moreira, E. H. (2022). PENSAR A FORMAÇÃO HUMANA PELA ARTE NUMA CRÍTICA À TRADIÇÃO METAFÍSICA OCIDENTAL: A partir das contribuições de Schiller e Heidegger . Revista Húmus, 12(37). https://doi.org/10.18764/2236-4358v12n37.2022.67

Edição

Seção

"Filosofia como crítica da tradição e da realidade”