IMPLEMENTAÇÃO DO CONTROLE ORÇAMENTÁRIO: um estudo de caso em uma empresa de pequeno porte

Autores

  • Mayara Dettoni Modzinski Centro Universitário Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul
  • Jackson André da Silva Sebrae/SC - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina
  • Rosangela Luçoli Fundação Educacional Regional Jaraguaense – FERJ

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-4358v12n37.2022.54

Palavras-chave:

Controle Orçamentário, Controladoria, Implementação de controle orçamentário, Ferramentas de controle orçamentário

Resumo

Este artigo é um estudo de caso em uma empresa de pequeno porte sobre a implementação do controle orçamentário, seus desafios e benefícios. A primeira fase apresenta a importância do tema, mostrando a relevância de um controle orçamentário para a mensuração das estratégias empresariais. Possui como objetivo geral apontar os desafios e os benefícios da implementação do controle orçamentário em uma empresa de pequeno porte, já como específicos: Identificar os desafios e benefícios para a implementação do controle orçamentário para as empresas em geral; Apresentar a implementação realizada do controle orçamentário na empresa estudada; Identificar os desafios e benefícios decorrentes da utilização do controle orçamentário para a empresa estudada; e Confrontar os dados gerais com o estudo de caso. O artigo segue com o referencial teórico, baseado em autores como Morante e Jorge (2008) e Padoveze e Taranto (2009), apresentando, através de suas obras, assuntos como planejamento orçamentário, controle orçamentário, a elaboração do controle orçamentário, os benefícios e as dificuldades do controle orçamentário. A pesquisa é de cunho exploratória, possuindo uma amostra de apenas uma instituição, com análise qualitativa acerca dos dados obtidos, realizada através da disponibilização das ferramentas utilizadas para o controle orçamentário de uma organização. No que concerne aos resultados é visível que a implementação do controle orçamentário conversa com a teoria estudada, essa implementação trouxe dificuldades para a organização, mas também trouxe benefícios, sugeriu-se um novo indicador não utilizado pela organização e apontado pelos autores estudados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayara Dettoni Modzinski, Centro Universitário Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul

Graduada em Administração (UFSC). Graduada em Ciências Contábeis. (Católica de Santa Catarina). MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria (FGV). E-mail: mmodzinski@gmail.com

Jackson André da Silva, Sebrae/SC - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina

Doutorando e Mestre (2014) em Economia e Gestão Empresarial pela Universidade de Zaragoza, Mestre em Administração pela ESAG (2012), especialista em Finanças, Auditoria e Controladoria pela FGV (2005) e bacharel em Administração de Empresas pela FURB (2002). Atualmente é coordenador do Núcleo de Planejamento do Sebrae/SC - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina e professor tutor da FGV Online nas disciplinas de metodologia científica para elaboração de TCC, avaliação do desempenho empresarial, gestão estratégica de custos, matemática financeira, e gestão de capital de longo prazo. E-mail: jackson.silva@fgv.br

Rosangela Luçoli, Fundação Educacional Regional Jaraguaense – FERJ

Graduada em Administração (Fundação Educacional Regional Jaraguaense – FERJ). Especialista em Finanças e Contabilidade. Mestranda em Educação. E-mail: rlucoli@gmail.com

Referências

BORINELLI, Márcio Luiz. ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA DE CONTROLADORIA: Sistematização à luz da teoria e da práxis. São Paulo: USP, 2006. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-19032007-151637/publico/Tesemarcioborinelli.pdf>. Acesso em: 10 jun 2022.

BAZZI, Samir. Contabilidade gerencial: conceitos básicos e aplicação [livro eletrônico] / Samir Bazzi. Curitiba: InterSaberes, 2015. (Série Gestão Financeira)

FUMAUX, Anderson. Guia prático de contabilidade gerencial. Rio de Janeiro, RJ: Freitas Bastos, 2022.

GUINDANI, Ari Antônio et al. Planejamento Estratégico Orçamentário. Curitiba: Intersaberes, 2012.

HONG, Yuh Ching. Contabilidade gerencial: Novas práticas contábeis para a gestão de negócios. [livro eletrônico]. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006

LUZ, Érico Eleutério da (Org.). Gestão financeira e orçamentária. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

MALHOTRA, Naresh K. et al. Introdução à pesquisa de marketing. Tradução de Robert Brain Taylor. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. 428 p.

MORANTE, Antonio Salvador; JORGE, Fauzi Timaco. Controladoria: Análise financeira planejamento e controle orçamentário. São Paulo: Atlas, 2008.

PADOVEZE, Clóvis Luís; TARANTO, Fernando Cesar. Orçamento Empresarial: Novos conceitos e técnicas. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

PODOLSKI, W. J. Huitt Yardley. Controle orçamentário: Metodologia e técnica. São Paulo: Revista de Administração de Empresas, 1964. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75901964000300005>. Acesso em: 02 maio 2018.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS – SEBRAE (Brasília). Sobrevivência das empresas no Brasil. Brasília: Sebrae, 2016. Disponível em: <https://m.sebrae.com.br/Sebrae/Portal Sebrae/Anexos/sobrevivencia-das-empresas-no-brasil-102016.pdf>. Acesso em: 02 maio 2018.

UOL (São Paulo). De cada dez empresas, seis fecham antes de completar 5 anos, aponta IBGE. 2016. Disponível em: <https://economia.uol.com.br/empreendedorismo/noticias/redacao/2016/09/14/de-cada-dez-empresas-seis-fecham-antes-de-completar-5-anos-aponta-ibge.htm>. Acesso em: 02 maio 2018.

VOGT, Mara; BILK, Ângela; DA SILVA, Marcia Zanievicz. Características organizacionais que influenciam o uso (ou não uso) do orçamento em indústrias catarinenses. Enfoque: Reflexão Contábil, v. 41, n. 1, p. 59-75, 2022. Disponível em: <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Enfoque/article/view/52975>. Acesso em: 30 setembro de 2022.

Downloads

Publicado

2022-12-13

Como Citar

Dettoni Modzinski, M., Silva, J. A. da, & Luçoli, R. (2022). IMPLEMENTAÇÃO DO CONTROLE ORÇAMENTÁRIO: um estudo de caso em uma empresa de pequeno porte. Revista Húmus, 12(37). https://doi.org/10.18764/2236-4358v12n37.2022.54

Edição

Seção

Perspectivas do Direito, Educação e Literatura