O novo Ensino Médio e a sociologia econômica

Autores

  • Walter Marcos Knaesel Birkner
  • Luci Damaso da Silveira Escola Pública Estadual Antônio Rocha Andrade

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-4358v12n36.2022.40

Palavras-chave:

Ensino Médio, BNCC, Sociologia econômica

Resumo

Este artigo sugere a inserção da Sociologia econômica nas abordagens sociológicas, com vistas à implantação do Novo Ensino Médio - NEM -, orientada pelos pressupostos da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, por sua vez direcionados ao “projeto de vida” do estudante. Desde o ponto de partida, as diretrizes da BNCC estão orientadas por um duplo princípio, um duplo compromisso e uma dupla premissa metodológica. O princípio é o da conjunção autonomia-empatia. O compromisso corresponde 1) à formação para a cidadania e 2) à formação para o mercado de trabalho. Enquanto isso, a premissa metodológica é um ensino interdisciplinar e focado em aprender fazendo. Nessa perspectiva, compreendemos o NEM como é uma oportunidade de renovação da Sociologia na direção de uma perspectiva sistêmica, ao invés da hegemônica, quando não exclusiva, premissa da conflagração social nas abordagens sociológicas do Ensino Médio. Tal renovação implica numa imersão interdisciplinar, com foco no tema do desenvolvimento, expandindo a noção de cidadania para o civismo e reconhecendo a importância da economia.

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Publicado

2022-08-16

Como Citar

Birkner, W. M. K., & Silveira, L. D. da . (2022). O novo Ensino Médio e a sociologia econômica. Revista Húmus, 12(36). https://doi.org/10.18764/2236-4358v12n36.2022.40

Edição

Seção

DOSSIÊ: perspectivas filosóficas educacionais