Práticas pedagógicas e o ensino da leitura e da escrita

Autores

  • Elenara Cury Faculdades Integradas de Cacoal
  • L. R. S. Mendes Faculdades Integradas de Cacoal

Resumo

Este texto apresenta algumas reflexões sobre as práticas docentes de professores alfabetizadores em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, especialmente no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. O estudo bibliográfico desenvolvido permitiu destacar que as crianças, mesmo antes de irem para a escola, já têm um amplo conhecimento sobre a leitura e a escrita e que ao valorizar tais conhecimentos o professor auxilia no desenvolvimento de novas aprendizagens e assume a responsabilidade de oportunizar aos seus alunos situações de interação verbal, recorrendo à linguagem como prática discursiva e de relações sociais. Neste sentido, é fundamental ao professor alfabetizador conhecer e compreender a forma como o aluno constrói a escrita e a leitura, bem como, os mecanismos que ele utiliza para dar significado às “coisas”, o que lhe permitirá fazer deduções e escolher as ferramentas mais adequadas para um melhor desenvolvimento do ato educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elenara Cury, Faculdades Integradas de Cacoal

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação nas Disciplinas de Fundamentos da Alfabetização, Políticas Públicas Educacionais e Avaliação Educacional da UNESC - Cacoal.

L. R. S. Mendes, Faculdades Integradas de Cacoal

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Università Antonianum. Docente e Pesquisador na FEAD – Gestão Empreendedora. Belo Horizonte - MG.

Downloads

Publicado

2014-01-01

Como Citar

Cury, E., & Mendes, L. R. S. (2014). Práticas pedagógicas e o ensino da leitura e da escrita. Revista Húmus, 3(9). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1911