CIDADANIA: o exercício dos direitos humanos pela educação
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-4358v12n36.2022.35Palavras-chave:
igualdade, iluminismo, liberdade, revoluçãoResumo
A sociedade moderna enfrenta atualmente o grande desafio de conciliar a educação formal com a educação humanista. Na tentativa de resgatar a importância da educação não apenas para a formação de profissionais, mas para a formação de cidadãos, o presente artigo investiga os conceitos e relações entre Cidadania, Direitos Humanos e Educação. Por revisão bibliográfica, serão analisados os conceitos, a influência iluminista em sua consolidação, bem como a relação da educação com a formação do cidadão de direitos. A intenção é evidenciar a necessidade de uma educação condizente com o cidadão que se pretende formar, para que este possa se inserir como membro funcional de uma sociedade, bem como a necessidade de uma garantia universal de direitos aos cidadãos de qualquer Estado, inclusive contra este Estado. Ao final, serão ainda analisadas as expectativas de uma educação para o futuro, uma educação universal e humanística.
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