CIDADANIA: o exercício dos direitos humanos pela educação

Autores

  • Caio Romero Gama de Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-4358v12n36.2022.35

Palavras-chave:

igualdade, iluminismo, liberdade, revolução

Resumo

A sociedade moderna enfrenta atualmente o grande desafio de conciliar a educação formal com a educação humanista. Na tentativa de resgatar a importância da educação não apenas para a formação de profissionais, mas para a formação de cidadãos, o presente artigo investiga os conceitos e relações entre Cidadania, Direitos Humanos e Educação. Por revisão bibliográfica, serão analisados os conceitos, a influência iluminista em sua consolidação, bem como a relação da educação com a formação do cidadão de direitos. A intenção é evidenciar a necessidade de uma educação condizente com o cidadão que se pretende formar, para que este possa se inserir como membro funcional de uma sociedade, bem como a necessidade de uma garantia universal de direitos aos cidadãos de qualquer Estado, inclusive contra este Estado. Ao final, serão ainda analisadas as expectativas de uma educação para o futuro, uma educação universal e humanística.

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Biografia do Autor

Caio Romero Gama de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Mestrando em Filosofia do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especializado em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especializado em Direito Imobiliário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Advogado graduado em Direito pela Universidade Paulista. Professor Assistente no Curso de Especialização em Direito Imobiliário da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

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Publicado

2022-08-16

Como Citar

Almeida, C. R. G. de. (2022). CIDADANIA: o exercício dos direitos humanos pela educação. Revista Húmus, 12(36). https://doi.org/10.18764/2236-4358v12n36.2022.35

Edição

Seção

DOSSIÊ: perspectivas filosóficas educacionais