DESENVOLVIMENTO PLENO DO ESTUDANTE NA BNCC: notas críticas

Autores

  • Alessandra Peternella Universidade Federal de Roraima
  • Luanda Letícia Campina Borges
  • João Paulino da Silva Neto

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, aprovada pelo Ministério da Educação (MEC), em 2017, traz em seu bojo o perfil de aluno que se quer formar para a sociedade do século XXI. Sendo uma normativa a ser incorporada pelas redes e instituições de ensino do país, nos propomos analisar criticamente a concepção de desenvolvimento pleno do estudante conforme consta no referido documento, a qual pauta-se no conceito de Educação Integral. Buscando desvelar seus significados e consequências para a formação dos estudantes brasileiros, depreendemos do documento que, para o desenvolvimento pleno, a escola deverá focar menos em ensinar os conteúdos dos componentes curriculares e mais no desenvolvimento de competências gerais e específicas como direitos essenciais. O estudante é compreendido de forma abstrata, ao se negar a realidade concreta, o que compromete o ensino efetivo e, consequentemente, a aprendizagem e o desenvolvimento do psiquismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Peternella, Universidade Federal de Roraima

Professora do curso de pedagogia, centro de educação, universidade federal de roraima. doutora em educação. professora do programa de pós-graduação em educação da universidade estadual de roraima.

Luanda Letícia Campina Borges

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Roraima. Professora da Educação Básica pela Secrataria estadual de Educação de Roraima.

João Paulino da Silva Neto

Doutor em Antropologia pela Universidade Autônoma do México. Professor do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Roraima e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRR.

Referências

ANDERY, Maria Amália Pie Abib et. al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Garamond, 2007.

BANCO MUNDIAL. Aprendizagem para todos: investir nos conhecimentos e competências das pessoas para promover o desenvolvimento; estratégia 2020 para a educação do Grupo Banco Mundial: resumo executivo. Washington, DC: Banco Mundial, 2011.

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Documento Completo. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 21 de jun. de 2021.

CASTRO, Maria Helena Guimarães. Breve histórico do processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular no Brasil. Em Aberto, v.33, n. 107, p. 95-112, jan./abr. 2020. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/4557/3777

Acesso em: 21 de jun. de 2021.

CHOSSUDOUSKY, M. A globalização da pobreza. Impactos das reformas do FMI e do Banco Mundial. São Paulo, 1999.

HARVEY, David. Condição pós-moderna. 16. ed. São Paulo: Loyola, 1993.

NETTO, José Paulo; BRAZ, Marcelo. Economia política: uma introdução crítica. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

MARSIGLIA, A. C. G. Um quarto de século de construtivismo como discurso pedagógico oficial na rede estadual de ensino paulista: análise de programas e documentos da Secretaria de Estado da Educação no período de 1983 a 2008. 2011. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Araraquara, 2011.

MARTINS, Lígia Márcia. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

PETERNELLA, Alessandra. Crise da pedagogia e suas implicações à formação do pedagogo no início do século XXI. Tese (doutorado em educação). Universidade Estadual de Maringá: Maringá, 2016.

TULESKI, Silvana Calvo. EIDT, Nádia Mara. A periodização do desenvolvimento psíquico: atividade dominante e a formação das funções psíquicas superiores. In. MARTINS, Lígia Márcia. ABRANTES, Angelo Antonio. FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.

TOUSSAINT, E. A bolsa ou a vida: a dívida externa do terceiro mundo: as finanças contra os povos. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2002.

SANCHEZ VÁSQUEZ, Adolfo. Filosofia da Práxis. 1. ed. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO); São Paulo: Expressão Popular, 2007.

SANDRONI, Paulo. Novíssimo dicionário de economia. São Paulo: Best Seller, 1999.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 10 ed., Campinas, SP: Autores associados, 2008.

SILVA, Ileizi Fiorelli. NETO, Henrique Fernandes Alves. O processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil e a sociologia (2014 a 2018). Espaço do Currículo, v.1 3, p. 262-283, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/51545 Acesso em: 21 de jun de 2021.

UNESCO. Declaração mundial de educação para todos. Plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Tailândia, 1990.

VIGOTSKI, Levi Seminovitch. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Downloads

Publicado

2021-08-28

Como Citar

Peternella, A., Borges, L. L. C., & da Silva Neto, J. P. (2021). DESENVOLVIMENTO PLENO DO ESTUDANTE NA BNCC: notas críticas. Revista Húmus, 11(33). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/17429

Edição

Seção

Perspectivas da Filosofia