A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: potencialidades e limites no ensino de Filosofia

Autores

  • Sandro Luiz Bazzanella Universidade do Contestado
  • Jairo Demm Junkes UNIASSELVI
  • Sandra Eloisa Pisa Bazzanella Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Resumo

Resumo: O presente artigo tem como objetivo contribuir com o debate em torno do ensino da filosofia integrado a área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas proposta pela BNCC. A filosofia se caracteriza pelo criterioso uso da razão em suas pretensões, mas também no reconhecimento em seus limites epistemológicos e metodológicos de acesso, conhecimento e compreensão dos fenômenos constitutivos do mundo resultante da ação humana. Afinal, somente os seres humanos possuem um mundo. Os demais seres vivos vivem destituídos de um mundo. Sob tais pressupostos, a BNCC ao constituir a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e inserir nelas a filosofia dilui suas especificidades como área do conhecimento humano. Mas, sobretudo, limita as fundamentais e urgentes contribuições que pode oferecer aos mais diversos campos científicos, retirando e/ou limitando nos jovens educandos a possibilidade de avançar na compreensão das exigências políticas e éticas implicadas no uso da razão e, dos conhecimentos específicos vinculados as distintas ciências e, que auxiliarão na constituição de sua visão de mundo, bem como seu posicionamento (ação) no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Luiz Bazzanella, Universidade do Contestado

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco (1989), mestrado em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2003) e doutorado em Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é professor titular de filosofia da Universidade do Contestado na graduação no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional. Tem experiência na área de filosofia, atuando nas seguintes áreas temáticas: História da filosofia, filosofia política e ética, técnica, Estado e biopolítica.

Jairo Demm Junkes, UNIASSELVI

Licenciado em História pela FURB (2008), em Filosofia pela UFSC (2017), Especialista em História e Cultura Afro-brasileira pela FIJ (2009) e Doutor em Filosofia pela UNISINOS (2018) e Pós doutorando em Desenvolvimento Regional pela UnC. Docente EAD dos cursos e Filosofia e Teologia no Centro Universitário Leonardo da Vinci em Indaial. Orcid: 0000-0001-7561-1090 E-mail: demmobr@gmail.com

Sandra Eloisa Pisa Bazzanella, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Acadêmica do Curso de Filosofia da  Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E-mail: sandra.bazzanella@hotmail.com.

Referências

BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM (BNCC), 2021 – Disponível no site: https://fundacaolemann.org.br/noticias/o-que-e-a-bncc?gclid=CjwKCAjw3MSHBhB3EiwAxcaEuz96Cx5NwaIPSdaHUZfNCqFQVsAB13jKZJ2Xozu0v4ZndRCa6gxEoxoClCMQAvD_BwE. Acessado em 12/07/2021.

CAPORALINI, José Beluci; WIEZEL, Augusto Henrique Gaia. Uma investigação acerca da presença do mito na República de Platão. In: JORNADA DE ESTUDOS ANTIGOS E MEDIEVAIS, setembro, 2011. Anais... Universidade Estadual de Maringá, 2011.

GOMES, Roberto. Crítica da razão tupiniquim. São Paulo: Editora Cortez, 1983.

KUJAWSKI, Gilberto de Melo. FILOSOFIA: A RAZÃO A SERVIÇO DA VIDA. São Paulo: Editora Nacional, 1985.

MENDONÇA, Eduardo Prado de. O mundo precisa de filosofia. 10ª Edição. Rio de Janeiro, 1991.

MORENO, Railson Karlos de Macêdo. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a retirada do ensino de filosofia da educação básica. VI CONEDU – Congresso Nacional de Educação. Fortaleza, 2019.

PLATÃO. A República. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

PORTA, Mario Ariel González. A FILOSOFIA A PARTIR DE SEUS PROBLEMAS: Didática e metodologia do estudo filosófico. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

SAVIAN FILHO, CARVALHO, FIGUEIREDO,Juvenal, Marcelo Carvalho, Vinicius Berlendis de. A BNCC e o futuro da filosofia no Ensino Médio – Hipóteses. Disponível em: http://www.anpof.org/portal/index.php/en/artigos-em-destaque/1584-a-bncc-e-o-futuro-da-filosofia-no-ensino-medio-hipoteses.

YOUNG, Michael. Michael Young e o campo do currículo: da ênfase no “conhecimento dos poderosos” à defesa do “conhecimento poderoso”. [Entrevista concedida a: Cláudia Valentina Assumpção Galian; Paula Baptista Jorge Louzano. Educ. Pesqui. São Paulo, vol. 40, pp. 1109 – 1124, out./dez. 2014.

YOUNG, Michael. Para que servem as escolas? Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n 101, pp. 1287-1302, set./dez., 2017.

Downloads

Publicado

2021-08-28

Como Citar

Bazzanella, S. L., Junkes, J. D., & Pisa Bazzanella, S. E. (2021). A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: potencialidades e limites no ensino de Filosofia. Revista Húmus, 11(33). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/17399

Edição

Seção

Perspectivas da Filosofia