A NECESSIDADE DE NOVAS SUBJETIVAÇÕES: Uma experiência pibidiana sobre a discriminação racial na adolescência

Autores

  • Bruno Cesar Mira Instituto Federal do Mato Grosso
  • Wellington Lima Amorim Universidade Federal do Maranhão

Resumo

O objetivo do presente artigo é discutir de forma sucinta a necessidade de novas subjetivações para o enfrentamento das questões raciais na adolescência. O artigo foi desenvolvido a partir de discussões com adolescentes de 16 e 17 anos através do programa institucional de bolsa a iniciação a docência (PIBID), do curso de ciências sociais do IFTM (instituto federal do triangulo mineiro) campus Uberaba-MG, realizado na escola municipal Minas Gerais - Uberaba-MG. Usando como referencial teórico as obras de Michel Foucault, Gilles Deleuze, Felix Guattari e Roberto daMatta, foi possível analisar brevemente  os diferentes modelos de subjetivação que os indivíduos hoje de adequam. Também serão brevemente abordadas algumas teorias eugenistas que se propagaram no imaginário brasileiro a partir do sec. XIX, e  que tentaram a todo custo objetivar diferentes modelos de subjetivações dos indivíduos.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Cesar Mira, Instituto Federal do Mato Grosso

Bruno Cesar Costa Ribeiro Mira, Nascido em 11 de Agosto de 1986, Formado em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava (FFCL) e formado no Curso de Ciências Sociais, no Instituto Federal do Triangulo Mineiro (IFTM) Campus Uberaba-MG. Professor da Rede Municipal de Uberaba-MG, e também na Escola Estadual Fabio José de Araújo Aramina-SP. As principais áreas de interesse: Educação, Sociologia, História da Educação, Poder, Formação Docente, Subjetividades e Controle.

Wellington Lima Amorim, Universidade Federal do Maranhão

Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), Especialização sobre o Ensino de Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005), Mestrado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005) e Doutorado pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Catarina (2009). Atualmente professor Adjunto II DE da Universidade Federal do Maranhão.

Downloads

Publicado

2014-01-01

Como Citar

Mira, B. C., & Amorim, W. L. (2014). A NECESSIDADE DE NOVAS SUBJETIVAÇÕES: Uma experiência pibidiana sobre a discriminação racial na adolescência. Revista Húmus, 3(9). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1705