Reflexões acerca da arte como elemento cultural estruturante

Autores

  • Wellington Trotta CEFET-MG

Resumo

Neste trabalho passo em revista reflexões acerca de alguns problemas estéticos e da arte como elemento cultural estruturante. Nesse sentido, o presente texto ficou assim dividido: o tópico um, Arte: formação, evolução e forma, procurei articular conceitos de Estética, arte, criação artística, técnica, evolução artística, formas de arte e estilo artístico sob perspectiva crítico-analítica; no segundo tópico A arte como fenômeno socio-histórico, trabalhei com a concepção de que a arte é um fenômeno complexo porque, ao mesmo tempo em que se situa na esfera universal, também se dá no campo particular. Em À guisa de considerações finais, apenas elaborei observações reflexivas sem peroração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellington Trotta, CEFET-MG

Graduado em Direito pela Universidade Gama Filho (UGF), graduado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IFCH-UERJ), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS-UFRJ), doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS-UFRJ), doutorado em Direito pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro (PPGD-UNESA/RJ) e pó-doutorado na área de Filosofia Prática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS-UFRJ) com pesquisa referente "Ao conceito de ética no pensamento de Edmund Husserl" sob a supervisão do Prof. Dr. Aquiles C. Guimarães. Tem experiência na área de Direito e Política, com ênfase em Filosofia do Direito e Filosofia Política.

Downloads

Publicado

2021-06-28

Como Citar

Trotta, W. (2021). Reflexões acerca da arte como elemento cultural estruturante. Revista Húmus, 11(32). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/16909