Analisando a competência da leitura no 5º ano do ensino fundamental na unidade escolar Dr. Agnelo Pereira da Silva

Autores

  • José De Arimatéa De Sousa Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Maria Alciene Coutinho Puty Universidade Estadual do Piaui - UESPI

Resumo

Este artigo analisa a competência da leitura no 5º ano do Ensino Fundamental. Teve como objetivo a análise das concepções que as professoras têm sobre o processo de ensino e aprendizagem da leitura em sala de aula. O trabalho consiste em uma análise sucinta da prática de leitura de duas professoras, as quais manifestaram-se de forma aberta, dinâmica e espontânea sobre questões norteadoras, tais como planejamento, recursos e metodologias utilizados, dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem para desenvolver a competência da leitura e as soluções apontadas para sanar estas dificuldades. Os referenciais teóricos estão delimitados dentro do tema abordado, de forma a direcionar e facilitar a compreensão do ato de ler, contextualizados com os fatores associados à prática cotidiana dos sujeitos envolvidos. Os resultados apontam para problemas diversificados, que vão desde a falta de sincronia no planejamento das aulas, passando pela divergência na didática de ambas as entrevistadas, convergendo apenas quanto à necessidade de maior envolvimento da família enquanto solução mediadora para sanar as dificuldades encontradas em sala de aula. Toda esta análise busca ser descrita em uma linguagem clara e objetiva, em conexão com o leitor, e desta forma suscitar a criticidade sobre o tema. Nossas conclusões estão pautadas e fundamentadas dentro de uma perspectiva que sugere maior diversificação no processo de ensino-aprendizagem da leitura, e que a integração da família é apenas um dos fatores envolvidos neste contexto, que não pode ser visto de forma isolada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José De Arimatéa De Sousa, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Especialista em Supervisão Educacional. Universidade Estadual do Piauí – UESPI. 

Maria Alciene Coutinho Puty, Universidade Estadual do Piaui - UESPI

Especialista em Supervisão Educacional. Universidade Estadual do Piauí – UESPI.

Downloads

Publicado

2011-01-01

Como Citar

De Sousa, J. D. A., & Coutinho Puty, M. A. (2011). Analisando a competência da leitura no 5º ano do ensino fundamental na unidade escolar Dr. Agnelo Pereira da Silva. Revista Húmus, 1(1). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1643

Edição

Seção

Artigos