O CONSUMIDOR NO STJ: Análise das súmulas editadas a partir da vigência do CDC e a efetividade da proteção ao vulnerável.

Autores

Resumo

A ideia deste trabalho é pesquisar o “movimento” do Superior Tribunal de Justiça – STJ, no tocante a efetividade da proteção dos direitos das relações de consumo sob a perspectiva do atendimento ao princípio da vulnerabilidade do consumidor. Isto porque, desde o início da vigência do Código de Defesa do Consumidor – CDC, há 30 anos, notou-se um movimento de ampliação da proteção ao consumidor, nos primeiros anos de vigência do CDC, seguido de um período de inversão protetiva que vem se agravando, refletindo as súmulas estudadas a minoração na proteção aos consumidores nos Tribunais brasileiros e em especial, no órgão ora estudado. Assim, se pretendeu analisar as súmulas editadas pelo STJ pró consumidor em uma linha de corte temporal, a fim de avaliar os avanços e retrocessos na proteção dos direitos do consumidor. Para tanto, através do levantamento de dados numéricos se buscou a inclinação das súmulas editadas pelo STJ. Para tanto, foi feita pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, sendo utilizado o método dedutivo, partindo-se de levantamento de informações na literatura, base de dados do Superior Tribunal de Justiça, através do sítio eletrônico do Tribunal e do Conselho Nacional de Justiça – CNJ.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Martinho Martins Botelho, UNINTER - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

Doutor pela Universidade de São Paulo (USP) na área de concentração Integração da América Latina, Direito Internacional. Doutor em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Maringá (UEM, linha de pesquisa Economia Aplicada). Mestre em Direito Econômico e Social (linha de pesquisa em Direito Internacional) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC PR). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Sociologia Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Ensino e Pesquisa na Ciência Geográfica (Unicentro). Especialista em Ciência de Dados pela PUC MG. Especialista em Gestão de Marketing e Comunicação Integrada pelo Centro Universitário UniDomBosco. MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Positivo. Especialista em Transportes Regionais Integrados pela Universitá degli Studi di Roma I, La Sapienza - Instituto Mercosul de Formação (IMF). Graduado em Direito pela PUC PR, em Ciências Econômicas pela UFPR, em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Superior Tecnólogo em Internet das Coisas (IoT) pela UCS. Superior Tecnólogo em Análise de Dados pelo Claretiano. Técnico em Eletrônica pela ETFPB. Professor permanente do Programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário Internacional Uninter (PPGD/Uninter). Tem experiência nas áreas de Direito e de Economia, principalmente em Direito Econômico e Análise Econômica do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Econômica da Jurisdição, Direito Econômico brasileiro e internacional, Economia Política e Direito; Direito Digital e novas tecnologias; Direito Empresarial e Tributário; Direito Tributário; Análise Empírica do Direito; Jurimetria.

Maria Eduarda Gropp, Centro Universitário Internacional - UNINTER

Mestranda bolsista 100% no Programa de Excelência do PPGD-UNINTER, na área de concentração Estado, Poder e Jurisdição. Membro do Grupo de Pesquisa Jurisdição, Processo e Direitos Fundamentais dos consumidores: avanços, retrocessos e perspectivas, junto ao Centro Universitário Internacional UNINTER, sob a coordenação da Professora Dra. Andreza Cristina Baggio. Membro da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB Blumenau. Membro do núcleo de iniciação científica da Faculdade Metropolitana de Blumenau - Fameblu. Professora da Faculdade Metropolitana de Blumenau- FAMEBLU nas disciplinas de direito civil e consumidor. Pós graduada em Direito Civil pela Universidade Anhanguera - UNIDERP (2018). Pós graduada em Docência do Ensino Superior pela Universidade Católica Dom Bosco (2014). Graduada em Direito, com habilitação em Direito Empresarial e Ambiental pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2008). Advogada, com atuação predominante em Direito Civil, Contratual e Empresarial.

Referências

ABJ - Associação Brasileira de Jurimetria / Cases / Maiores Litigantes na Justiça Consumerista: mapeamentos e proposições. INFORMAÇÕES: Duração do Projeto: Fevereiro/2016 a Setembro/2017. Base de Dados: Dados de processos novos e pendentes não criminais de sete tribunais: TJAM, TJSP, TJBA, TJDFT, TJMT, TJRJ, TJRS. Disponível em: https://abj.org.br/cases/maiores-litigantes-2/ Acesso:17/01/2020

BAUMAN, Zygmunt. Vida Liquida. Tradução Carlos Alberto Medeiros. - Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.

BRASIL. Estatuto da Corte Internacional de Justiça. Decreto-Lei n. 19.841, de 22 de outubro de 1945. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1930-1949/D19841.htm . Acesso: 04 de jan. 2020.

BRASIL. Código de Defesa do Consumidor. Lei n. 8.078/1994. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8078compilado.htm acesso em: 04 de jan. 2020.

BRASIL. Súmulas do Superior Tribunal de Justiça. Organização: STJ. Disponível em: http://www.stj.jus.br/docs_internet/SumulasSTJ.pdf Acesso em: 08 de jan. de 2020.

BRASIL. Súmulas do Superior Tribunal de Justiça. Organização: STJ. Disponível em: https://bdjur.stj.jus.br/jspui/bitstream/2011/113497/Sumulas_STJ.pdf Acesso em: 08 de jan. 2020.

SANTOS, Boaventura de Souza. A Crítica da Razão Indolente: contra o desperdício da experiência. v.1. 5a ed. Editora: Cortez. São Paulo, 2005.

CANCLINI, Nestor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Tradução: Maurício Santana Dias. 5 ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2005.

CATALAN, MARCOS JORGE. Um sucinto inventário de 25 anos de vigência do Código de Defesa do Consumidor no Brasil. Revista de Direito do Consumidor. São Paulo. Editora: Revista dos Tribunais, 2016.

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA- CNJ. Relatório Final de Pesquisa (Edital de seleção nº 01/2009 do CNJ) Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas de São Paulo – Direito GV “Diagnóstico sobre as causas de aumento das demandas judiciais cíveis, mapeamento das demandas repetitivas e propositura de soluções pré-processuais, processuais e gerenciais à morosidade da Justiça.” Disponível em: https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/2011/02/relat_pesquisa_fgv_edital1_2009.pdf Acesso em: 17 de jan. 2020.

DUFOUR, Dany-Robert. O Divino Mercado: a revolução cultural liberal. Tradução Procópio Abreu. Rio de Janeiro: Companhia Freud, 2008.

FACHIN, Luiz Edson. DIREITO CIVIL: sentidos, transformações e fim. Rio de Janeiro: Renovar, 2015.

HIRSCHL, Ran. O novo constitucionalismo e a judicialização da política pura no mundo. Revista de Direito Administrativo, Rio de Janeiro, v. 251, p. 139-178, mai. 2009. ISSN 2238-5177. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rda/article/view/7533>. Acesso em: 17 Jan. 2020. doi:http://dx.doi.org/10.12660/rda.v251.2009.7533.

LIPOVETSKY, Gilles; SEBASTIÉN, CHARLES. Os Tempos Hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2004.

MARQUES, Cláudia Lima. 25 Anos de Código de Defesa do Consumidor e as Sugestões Traçadas Pela Revisão de 2015 das Diretrizes da ONU de Proteção dos Consumidores Para a Atualização. Revista de Direito do Consumidor | vol. 103/2016 | p. 55 - 100 | Jan - Fev / 2016 DTR2016656

MORAES, Paulo Valério Dal Pai. Código de Defesa do Consumidor: o princípio da vulnerabilidade no contrato, na publicidade, nas demais práticas comerciais: interpretação sistemática do direito. 3ª ed. rev. atual e ampliada. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2009.

SANTOS, Boaventura de Souza. A Crítica da Razão Indolente: contra o desperdício da experiência. v.1. 5a ed. Editora: Cortez. São Paulo, 2005.

SEM, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. Tradução: Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

Downloads

Publicado

2021-08-28

Como Citar

Botelho, M. M., & Gropp, M. E. (2021). O CONSUMIDOR NO STJ: Análise das súmulas editadas a partir da vigência do CDC e a efetividade da proteção ao vulnerável. Revista Húmus, 11(33). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/16415

Edição

Seção

Perspectivas do Direito, Educação e Literatura