Secretarias de Desenvolvimento Regional de Santa Catarina - Avaliação parcial: período de 2007/2008

Autores

  • Walter Marcos Knaesel Birkner Universidade do Contestado - UNC
  • Luciane Tischler Rudnick Universidade do Contestado - UNC
  • Adilson Boell Universidade do Contestado - UNC

Resumo

 

Trata-se de uma avaliação parcial sobre a Agenda Pública de Santa Catarina, marcada pelo atual processo de descentralização político-administrativo por meio da criação das trinta e seis Secretarias de Desenvolvimento Regional - SDR e os respectivos Conselhos de Desenvolvimento Regional – CDR. O objetivo geral desse arranjo político está em promover o desenvolvimento regional através da descentralização do processo decisório, num movimento de tendência republicana, cujos resultados deverão trazer esclarecimentos acerca das políticas públicas contemporâneas em direção à promoção de ambientes favoráveis à aproximação sinérgica entre o Estado e a Sociedade civil. Nesse sentido, a confirmação de algumas hipóteses reforça a emergente percepção, na ciência política, sobre a transição histórica do Estado centralizador para o Estado descentralizado. Para uma confrontação preliminar com tal hipótese, o presente trabalho apresenta resultados parciais oriundos da análise de entrevistas e questionários aplicados com atores políticos governamentais e da sociedade civil, participantes da política de descentralização em Santa Catarina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walter Marcos Knaesel Birkner, Universidade do Contestado - UNC

Sociólogo, doutor em Ciências Sociais pela UNICAMP, professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado – UnC de Canoinhas – SC.

Luciane Tischler Rudnick, Universidade do Contestado - UNC

Socióloga, mestre em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado – UnC de Canoinhas – SC. 

Adilson Boell, Universidade do Contestado - UNC

Mestrando em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado – UnC de Canoinhas – SC. 

Downloads

Publicado

2011-05-01

Como Citar

Birkner, W. M. K., Rudnick, L. T., & Boell, A. (2011). Secretarias de Desenvolvimento Regional de Santa Catarina - Avaliação parcial: período de 2007/2008. Revista Húmus, 1(2). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1631