Reflexões sobre Educação escolar domiciliar em tempos de pandemia na periferia de Fortaleza- CE

Autores

  • Maria Aparecida Alves da Costa Universidade Estadual do Ceará
  • Francisco Mário Carneiro da Silva Universidade Estadual do Ceará

Resumo

A pesquisa em tela busca uma reflexão acerca da educação escolar-domiciliar no contexto pandêmico que assola o planeta em decorrência do novo coronavírus. De abordagem qualitativa, ancorada em autores como SANTOS (2020), OLIVEIRA (2020), MINAYO (2016), entre outros. Como coleta de dados, o estudo valorizou entrevistas com três sujeitos, sendo estes, três mães de crianças negras de um bairro periférico de Fortaleza, podemos conhecer e compreender os enfretamentos que famílias pobres vivenciam durante o período de isolamento social para manterem seus filhos estudando de forma remota, através das tecnologias, principal aliada nesses tempos sóbrios e de incertezas. Alguns resultados mostram de forma rápida, que a principal dificuldade em manter essa educação domiciliar se dá pela falta de recursos tecnológicos, assim como o nível de escolarização dos pais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Alves da Costa, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda e mestra em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Pscicopedagogia Clínica e Institucional. Pedagoga pela Universidade Estadual do Piauí.

 

Francisco Mário Carneiro da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Graduando em Pedagogia Pela Universidade Estadual do Ceará. Foi integrante do Programa de Ensino Tutorial vinculado ao curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará, de Maio de 2018 a Dezembro de 2018, desempenhando atividades de Ensino.

Referências

BARDIN, L. (1977). Análise de conteúdo. Porto: Edições 70.

CHECHIA, V. A.; ANDRADRE, A. dos S. O desempenho escolar dos filhos na percepção de pais de alunos com sucesso e insucesso escolar. Estudos de Psicologia, v. 10, n. 3, p. 431-440, 2005.

DIAS, ÉRIKA.; PINTO, F. C. F. A educação e acovid-19. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.28, n.108, p. 555-578, jul./set. 2020.

GONSALVES, E. P. Iniciação à pesquisa científica. Campinas – SP, Alinea, 2001.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101736_informativo.pdf. Acesso em: 26 ago. 2020.

MINAYO, M. C. S. DESLANDES, S. F. GOMES, R. (Orgs.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 30ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

OLIVEIRA, J. B. A; GOMES. M.; BARCELLOS, T. A Covid-19 e a volta às aulas: ouvindo as evidências. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.28, n.108, p. 555-578, jul./set. 2020.

SANTOS, B. de S. A cruel Pedagogia do Vírus. São Paulo: Boitempo, 2020.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2021-08-28

Como Citar

Alves da Costa, M. A., & Silva, F. M. C. da. (2021). Reflexões sobre Educação escolar domiciliar em tempos de pandemia na periferia de Fortaleza- CE. Revista Húmus, 11(33). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/16024

Edição

Seção

Perspectivas do Desenvolvimento Regional