EDITORIAL

Autores

  • Paulo Silas Taporosky Filho UNINTER UnC

Resumo

Com o final de 2020 que se aproxima, cada vez mais é possível pôr em prova as previsões, projeções e até mesmo palpites, sempre fundamentados, sobre as implicações que o fenômeno da pandemia da COVID-19 trouxe à sociedade como um todo, repercutindo em diversas áreas do saber. O fenômeno, porém, segue em voga, de modo que muito daquilo tudo que resulta como consequência, direta ou indireta, da moléstia que acomete o mundo permanece ainda presente, ensejando em olhares atentos dos pesquisadores  que acarretam em ainda outras publicações que buscam explicar, teorizar e fornecer respostas possíveis para as indagações tantas que estão aí – oscilando e pairando sobre todos.

É em razão dessa permanência da situação, a qual por mais mude em sua dinâmica na medida em que o tempo avança acaba sendo ainda a mesma ao considerar o fator fundante daquilo que a constitui enquanto tal, que ainda se observa, como deve ser, estudos voltados para a questão pandêmica, cujos resultados concretos de pesquisas nesse sentido podem ser vistos em publicações como a da presente edição dessa revista. Por mais que não se trate de uma edição com a temática voltada para o tema da COVID, certo é que o tema se faz presente em alguns dos artigos – conforme poderá observar o leitor pelo sumário.

Assim, a presente edição conta com a publicação de pesquisas voltadas para o desenvolvimento regional, filosofia, direito, educação e literatura, dialogando com várias questões atuais que vão além de um enfoque na situação da pandemia, podendo contar o leitor com artigos sobre a figura do juíza das garantias, jurimetria, dialética e estética em Bakhtin, direitos da pessoa idosa na sociedade digital, risco ambiental para com a integridade física e mental do ser humano, descartes de resíduos agroindustriais em atividades potencialmente poluidores e vários outros. A revista segue assim com o seu aspecto convidativo que lhe é inerente, registrando aqui o chamamento a todos para que desfrutem das pesquisas que aqui seguem publicadas. Boa leitura!

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Silas Taporosky Filho, UNINTER UnC

Professor no Centro Universitário Internacional (UNINTER) e na Universidade do Contestado (UnC); Mestre em Direito (UNINTER); especialista em ciências penais; especialista em processo penal; especialista em filosofia; pós-graduando (lato sensu) em teoria psicanalítica; advogado.
 

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Taporosky Filho, P. S. (2020). EDITORIAL. Revista Húmus, 10(30). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/15650