Os afetos e a política em Spinoza

Autores

  • Jecson Girão Lopes Universidade Federal do Ceará - UFC

Resumo

O presente artigo tem por objetivo abordar algumas características fundamentais da filosofia política de Spinoza. Eminentemente o seu vínculo fundamental com uma elucubração ética pautada numa compreensão inerente à realidade, na qual estão excluídas as proposições alheias ao mundo físico, concreto. Em sua filosofia, Spinoza expressa a substancial importância da constituição de uma ética política, do entrelaçamento, do relacionamento entre os homens, gestada a partir da concepção da própria ordem dos afetos pessoais. Spinoza promove uma reflexão analítica sobre a importância de uma interação relacional política e social entre os homens, assinalada pela cooperação, pela junção mútua de forças com o fim de se promulgar, efetivamente um bem comum. Esse estado de afirmação das alteridades individuais, unidas em torno de escopo objetivo que favoreça a promoção e a ampliação do poder de ação do grupo social, permite, em consonância com Spinoza, o desenvolvimento efetivo da paz social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jecson Girão Lopes, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará e Mestrando em filosofia pela Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2012-09-01

Como Citar

Lopes, J. G. (2012). Os afetos e a política em Spinoza. Revista Húmus, 2(6). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1554