A constituição do sujeito através dos saberes sobre si

Autores

  • Adenaide Amorim Lima Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Resumo

 Quem sou eu? Quem é você meu caro leitor? Até que ponto somos aquilo que está documentado? Até que ponto nossos saberes se limitam àquilo que foi registrado? Que saberes, realmente, formam nossa identidade e nos constitui enquanto sujeitos? Os saberes documentados nos valorizam ou nos rotulam? Acreditamos que todo processo educacional, seja ele formal ou informal, é importante na constituição do sujeito, porém, somente um é valorizado, aquele que pode ser registrado, documentado e quantificado. Em boa medida, os sujeitos são classificados de acordo com os saberes formais. Para a lógica capitalista, vale o quanto e o que está registrado sobre o que você sabe e, isto, diz muito sobre você. A educação informal, na contramão da visão capitalista sobre o conhecimento, procura valorizar o sujeito enquanto tal, e não apenas o que ele sabe e interessa ao mercado. E a educação formal está desenvolvendo em nós uma capacidade de criadores ou ela é um simples adestramento?

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Biografia do Autor

Adenaide Amorim Lima, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Graduanda do curso de Pedagogia – VIII Semestre, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus de Vitória da Conquista

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Publicado

2013-01-01

Como Citar

Lima, A. A. (2013). A constituição do sujeito através dos saberes sobre si. Revista Húmus, 3(7). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1499