EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM ARAGUAÍNA/TO: das narrativas de ensino e de aprendizagem produzidas pelos alunos
Resumo
Neste artigo, abordamos as narrativas de quatro alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola pública estadual de Araguaína/Tocantins. Eles foram levados a enunciar sobre as suas histórias de vida e sobre as condições como alunos da EJA. Estamos partindo da perspectiva de que há circunstâncias sócio-histórica e ideológicas comuns e particulares, produzindo-os na condição de sujeito. Para usarmos os termos teóricos da Análise de Discurso francesa, de orientação pecheutiana, quadro conceitual a que nos filiamos, trata-se de pensar que as narrativas deixam flagrar “processo de individuação do sujeito”. Traçamos o seguinte objetivo: analisar e problematizar o modo como os alunos da EJA entrevistados por nós discursivizam a sua condição nesse segmento de ensino, de maneira a pensar na correlação entre “vulnerabilidade social” e “vulnerabilidade de escolar”. Para dimensionarmos as narrativas dos alunos entrevistados, foi elaborado um roteiro com perguntas discursivas. Por meio de transcrição, tendo por base a notação emprestada ao Projeto da Norma Urbana Oral Culta (NURC), foram transcritos os áudios. A partir de recortes discursivos (RD), retirados das transcrições, compusemos a nossa seção de análise. As análises mostram que é comum, dadas as narrativas dos alunos, processos de individuação de sujeito que deixam flagrar uma correlação entre vulnerabilidade social e vulnerabilidade escolar. A relação dos alunos entrevistados com a escola é marcada por uma rarefação no laço, já que eles, emboram acessem à escola, acabam não permanecendo nela.
Palavras-Chaves: Educação de Jovens e Adultos; narrativas; vulnerabilidade social; vulnerabilidade de escolar.
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Referências
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