EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM ARAGUAÍNA/TO: das narrativas de ensino e de aprendizagem produzidas pelos alunos

Autores

  • João Victor Ferreira dos Santos Silva Universidade Federal do Tocantins
  • João de Deus Leite Universidade Federal de Uberlândia
  • Hérica Marquiane Morais Berlanda Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Neste artigo, abordamos as narrativas de quatro alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola pública estadual de Araguaína/Tocantins. Eles foram levados a enunciar sobre as suas histórias de vida e sobre as condições como alunos da EJA. Estamos partindo da perspectiva de que há circunstâncias sócio-histórica e ideológicas comuns e particulares, produzindo-os na condição de sujeito. Para usarmos os termos teóricos da Análise de Discurso francesa, de orientação pecheutiana, quadro conceitual a que nos filiamos, trata-se de pensar que as narrativas deixam flagrar “processo de individuação do sujeito”. Traçamos o seguinte objetivo: analisar e problematizar o modo como os alunos da EJA entrevistados por nós discursivizam a sua condição nesse segmento de ensino, de maneira a pensar na correlação entre “vulnerabilidade social” e “vulnerabilidade de escolar”. Para dimensionarmos as narrativas dos alunos entrevistados, foi elaborado um roteiro com perguntas discursivas. Por meio de transcrição, tendo por base a notação emprestada ao Projeto da Norma Urbana Oral Culta (NURC), foram transcritos os áudios. A partir de recortes discursivos (RD), retirados das transcrições, compusemos a nossa seção de análise. As análises mostram que é comum, dadas as narrativas dos alunos, processos de individuação de sujeito que deixam flagrar uma correlação entre vulnerabilidade social e vulnerabilidade escolar. A relação dos alunos entrevistados com a escola é marcada por uma rarefação no laço, já que eles, emboram acessem à escola, acabam não permanecendo nela.

    

Palavras-Chaves: Educação de Jovens e Adultos; narrativas; vulnerabilidade social; vulnerabilidade de escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Victor Ferreira dos Santos Silva, Universidade Federal do Tocantins

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura, da Universidade Federal do Tocantins (PPGL/UFT). 

João de Deus Leite, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia.
Professor na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Hérica Marquiane Morais Berlanda, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), com ênfase em Língua Portuguesa e suas Literaturas. 

Referências

FERNANDES, C. A. Análise do discurso: reflexões introdutórias. São Carlos: Editora ClaraLuz, 2008.

GUARESCHI, N. M. F. et al. Intervenção na condição de vulnerabilidade social: um estudo sobre a produção de sentidos com adolescentes do programa educativo. Estudos e pesquisa em psicologia, Rio de Janeiro, 2007.

ORLANDI, E. P. Discurso e leitura. São Paulo : Cortez, 2012.

ORLANDI, E. P. Gesto de leitura: da história no discurso. Campinas - SP: Editora Unicamp, 2014.

ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas - SP: Pontes Editora, 2015.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução de Eni P. Orlandi [et al.]. Campinas: Editora da UNICAMP, 1975.

Downloads

Publicado

2020-08-24

Como Citar

Ferreira dos Santos Silva, J. V., de Deus Leite, J., & Morais Berlanda, H. M. (2020). EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM ARAGUAÍNA/TO: das narrativas de ensino e de aprendizagem produzidas pelos alunos. Revista Húmus, 10(29). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/13955