O EDUCAR ENTRE A PERDA DO MUNDO E O AMOR MUNDI: uma leitura da educação ambiental a partir da reflexão arendtiana

Autores

  • Lucas Dagostini Gardelin Universidade de Caxias do Sul
  • Cleide Calgaro Universidade de Caxias do Sul
  • Paulo César Nodari Universidade de Caxias do Sul

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de apresentar e embasar a tese de que a problemática atinente ao aparente descontrolado avanço tecnológico, ao império do consumo e ao desrespeito crescente ao meio ambiente traz à tona a importância da problematização e discussão nos areópagos de discussão coletiva. Longe de estar restrita a limites bem contornados, tal discussão afirma-se, com força e premência, em todos os fóruns, em todas as instâncias, seja da vida privada, seja da vida pública. E, justamente, nesse contexto hodierno, é que a questão ambiental, nos dias atuais, mais do que nunca, exige e goza de inderrogável imperatividade, e o seu perquirir reclama continuamente esforços de detida reflexão, ecoando, por conseguinte, nos mais variados campos do saber. Busca-se, pois, nesta reflexão, à luz da abordagem analítico-interpretativa e da pesquisa eminentemente bibliográfica, compreender, de um lado, como se dá a missão imprescindível da educação na perspectiva arendtiana, informada pela tensão existente entre a perda do mundo e o amor mundi. De outro lado, busca-se reforçar a ideia focal de que o processo pedagógico-educacional, em todas as suas esferas, não pode apresentar ouvidos moucos ao exigente clamor da responsabilidade cidadã.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Dagostini Gardelin, Universidade de Caxias do Sul

Mestrando em Direito Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Caxias do Sul - (PPGDir-UCS), na condição de taxista PROSUC/CAPES. Graduado em Direito pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (2018). Integrante do Grupo de Pesquisa Metamorfose Jurídica, cadastrado no DGP/CNPq, vinculado ao Centro de Ciências Jurídicas e Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDir) da Universidade de Caxias do Sul - (UCS). CV: http://lattes.cnpq.br/7920618297606474. E-mail: gardelin_lucas@hotmail.com

Cleide Calgaro, Universidade de Caxias do Sul

Pós-Doutora em Filosofia e em Direito ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Doutora em Ciências Sociais na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Doutoranda em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, na condição de taxista CAPES. Doutoranda em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Mestra em Direito e em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul – UCS. Atualmente é Professora da Graduação e Pós-Graduação em Direito na Universidade de Caxias do Sul. É Líder do Grupo de Pesquisa “Metamorfose Jurídica” da Universidade de Caxias do Sul-UCS e Vice-Líder do Grupo de Pesquisa “Filosofia do Direito e Pensamento Político” da Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Atua como pesquisadora no Grupo de pesquisa “Regulação ambiental da atividade econômica sustentável (REGA)” da Escola Superior Dom Helder Câmara e no CEDEUAM UNISALENTO - Centro Didattico Euroamericano sulle Politiche Costituzionali na Università del Salento-Itália. É membro do Comitê Assessor de Ciências Humanas e Sociais da FAPERGS: Membro Titular (2019-2021). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1840-9598. CV: http://lattes.cnpq.br/8547639191475261. E-mail: ccalgaro1@hotmail.com

Paulo César Nodari, Universidade de Caxias do Sul

Possui graduação em Filosofia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade de Caxias do Sul (1991), graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004), com período sanduíche na Universidade de Tübingen, Alemanha. Atualmente é professor Adjunto III na Universidade de Caxias do Sul. Foi professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (PPGED-UCS). É professor no Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Filosofia da Universidade de Caxias do Sul (PPGFIL-UCS). É professor no Programa (Mestrado e Doutorado) de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Caxias do Sul (PPGDIR-UCS). Tem experiência nos seguintes temas: ética, liberdade, direitos humanos, paz, antropologia, educação. De 02/2011 a 07/2011, Pós-Doutoramento, em Filosofia, em Bonn (Alemanha).

Referências

ALMEIDA, Vanessa Sievers de. Educação em Hannah Arendt: entre o mundo deserto e o amor ao mundo. São Paulo: Cortez, 2011.

ANDRADE, Carlos Drummond de. A vida passada a limpo. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

ARENDT, Hannah. A dignidade da política: ensaios e conferências. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1993.

ARENDT, Hannah. Hannah Arendt – Martin Heidegger: correspondencia 1925-1975 y otros documentos de los legados. Edición de Ursula Ludz. Traducción de Adan Kovacsics. Barcelona: Empresa Editorial Herder S.A., 2000.

ARENDT, Hannah. Responsabilidade e julgamento. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

ARENDT, Hannah. Essays in understanding: 1930-1954. New York, Schocken Books: 2005a.

ARENDT, Hannah. The promise of politics. New York, Schocken Books: 2005b.

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2014.

ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2016a.

ARENDT, Hannah. A vida do espírito: o pensar, o querer, o julgar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016b.

ARENDT, Hannah. Diário filosófico: 1950-1973. Edición de Ursula Ludz e Ingeborg Nordmann. Traducción de Raúl Gabás. Barcelona: Empresa Editorial Herder S.A., 2018.

ASSY, Bethania. Ética, responsabilidade e juízo em Hannah Arendt. São Paulo: Perspectiva; São Paulo: Instituto Norberto Bobbio, 2015.

BIGNOTTO, Newton. Totalitalismo e liberdade no pensamento de Hannah Arendt. In: BIGNOTTO, Newton; MORAES, Eduardo Jardim de (Orgs.). Hannah Arendt. Diálogos, reflexões, memórias. Belo Horizonte, 2003, pp. 111-123.

BRASIL, lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, DF, abr 1999. Disponível em: http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=321. Acesso em: 03 jul. 2019.

BRASIL. Constituição: República Federativa do Brasil de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 jul. 2019.

BRÜGGER, Paula. Educação ou adestramento ambiental? Florianópolis: Letras Contemporâneas, 1999.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

CORREIA, Adriano. Hannah Arendt e a modernidade: política, economia e a disputa por uma fronteira. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.

CORREIA, Adriano. O desafio moderno. Hannah Arendt e a sociedade de consumo. In: BIGNOTTO, Newton; MORAES, Eduardo Jardim de (Orgs.). Hannah Arendt. Diálogos, reflexões, memórias. Belo Horizonte, 2003, pp. 227-245.

FLORIANI, Dimas; KNECHTEL, Maria do Rosário. Educação ambiental: epistemologia e metodologias. Curitiba: Vicentina, 2003.

GIACOIA JUNIOR, Oswaldo. Ética, técnica, eduação. In: BIGNOTTO, Newton; MORAES, Eduardo Jardim de (Orgs.). Hannah Arendt. Diálogos, reflexões, memórias. Belo Horizonte, 2003, pp. 48-62.

MENDES, Murilo. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.

PEDRINI, Alexandre de Gusmão (Org.). Educação ambiental: reflexões e práticas contemporâneas. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. Ficção completa em dois volumes - volume II. São Paulo: Nova Aguilar, 1994.

ROVIELLO, Anne-Marie. Senso comum e modernidade em Hannah Arendt. Lisboa: Instituto Piaget, 1997.

SAAVEDRA, Fernando Entenssoro. História do debate ambiental na política mundial 1945-1992. Tradução Daniel Rubens Cenci. Ijuí: Unijuí, 2014.

SARLET, Ingo Wolfgang; FENSTERSEIFER, Tiago. Direito ambiental: introdução, fundamentos e teoria geral. São Paulo: Saraiva, 2014.

SEGURA, Denise de Souza Baena. Educação ambiental na escola pública: da curiosidade ingênua à consciência crítica. São Paulo: Aannablume: Fapesp, 2001.

Downloads

Publicado

2020-04-22

Como Citar

Gardelin, L. D., Calgaro, C., & Nodari, P. C. (2020). O EDUCAR ENTRE A PERDA DO MUNDO E O AMOR MUNDI: uma leitura da educação ambiental a partir da reflexão arendtiana. Revista Húmus, 10(28). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/12921

Edição

Seção

Perspectivas da Filosofia