PARA PENSAR E VIVER OUTROS MUNDOS: o "Bem Viver" na comunidade indígena de Mangueirinha-PR.

Autores

  • Aruanã Antonio dos Passos Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Pato Branco. http://orcid.org/0000-0003-0483-3774
  • Luiz Mendes da Silva Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED-PR). Programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR-UTFPR), campus Pato Branco.
  • Maria de Lourdes Bernartt Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR, campus Pato Branco. http://orcid.org/0000-0002-8847-5443

Resumo

O presente artigo analisa o “Bem Viver” na comunidade indígena de Mangueirinha localizada na região Sudoeste doEstado do Paraná. A problemática se define pela investigação dospossíveis elementos do “Bem Viver” identificados na referida comunidade indígena. Traçamos como objetivo geral investigar a presença do “Bem Viver” na comunidade local e os objetivos específicos se concentraram em identificar os elementos que compõe a cultura do “Bem Viver” em literatura especializada, seguido de uma observação na comunidade indígena. Trata-se de pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, seguindo o método da observação com traços etnográficos inspirada na descrição densa de Cliffort Geertz. Para suporte teórico metodológico utilizamos as contribuições de Acosta (2016), Geertz (1981) e Malinowski (1978). A observaçãoin loco foi desenvolvida nos anos de 2017 e 2018. Por meio da presente pesquisa foi possível observar vários aspectos que atestam, através do modo de vida indígena e dos costumes cultivados, traços e características da cultura do “Bem Viver” presentes na respectiva comunidade indígena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aruanã Antonio dos Passos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Pato Branco.

Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Docente do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Pato Branco.

Luiz Mendes da Silva, Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED-PR). Programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR-UTFPR), campus Pato Branco.

Licenciado em Educação Física pela UNICS - Universidade Católica do Sudoeste do Paraná - (2001) Especialização em Educação Física Especial pela Faculdade Iguaçu, (2003). Especialização em Atividade Física e Saúde pela UNICENTRO - Universidade do Centro-Oeste do Paraná (2016) Mestrando em Desenvolvimento Regional - Linha de Pesquisa Educação e Desenvolvimento PPGDR - UTFPR Professor Efetivo de Educação Física da SEED - Secretaria do Estado da Educação do Paraná.- (QPM) - (2006) Professor Efetivo de Educação Física do Município de Pato Branco - Pr - (2010)

Maria de Lourdes Bernartt, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR, campus Pato Branco.

Professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Campus Pato Branco. Mestrado e Doutorado em Educação ( Unicamp). PhD em Educação. Especialista em Literatura Brasileira, Língua Portuguesa e Metodologia do Ensino Tecnológico . Licenciada em Letras- Inglês. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), da UTFPR, na Linha Educação e Desenvolvimento, na qual orienta no Mestrado e no Doutorado, os temas: Políticas públicas de educação e de desenvolvimento; Políticas públicas de educação para populações do campo; Políticas públicas migratórias; Políticas públicas para pessoas idosas; Educação em direitos humanos & diversidades. Membro do Comitê de Assessores de Áreas (CAA) da Fundação Araucária. Líder do Grupo de Pesquisa - GEPEL- Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Linguagem. Membro do Centro de Pesquisa e Apoio ao desenvolvimento Regional . Membro do Grupo de Pesquisa Desigualdades Sociais, Diversidades Socioculturais e Práticas Educativas (Unochapecó). ( CEPAD). Membro do Grupo de Estudos sobre Imigrações para o Oeste de Santa Catarina (GEIROSC). Coordenadora de Projetos de Pesquisa e Extensão.

Referências

ACOSTA, Alberto. O "Bem Viver" – uma oportunidade de imaginar outros mundos. Editora Elefante - 2015.

BOFF, Leonardo – Sustentabilidade: o que é/ e o que não é – Ed. Vozes – Petrópolis – RJ 2012.

CAVALHEIRO, Aline. Trabalho Assalariado na terra indígena de Mangueirinha – Análise das estratégias Guarani e Kaingang – Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR-UTFPR), Disertação de mestrado, 2015.

COSTA, Thales Chaves, (2010) O Ator antropólogo A observação participante como ferramenta do ator para a construção do personagem - XVI Encontro de Pesquisa e Extensão - XVI ENCOPE/UERN, Mossoró - 14 a 16 de abril de 2010.

CUNHA, M. C. Política indigenista no século XIX, História dos índios no Brasil – 1992 – Companhia das Letras – São Paulo – SP

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

GUIMARÃES, Roberto P. A ética da sustentabilidade e a formulação de políticas de desenvolvimento”. In: VIANA, G.;

SILVA, M. e DINIZ, Nilo. (orgs.). O desafio da sustentabilidade: um debate socioambiental no Brasil. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2001.

GUIMARÃES, Verônica Maria Bezerra – Pertencer à terra: Resistência de saberes e diversidade da vida pelos Kaiowa-Guarani – Dissertação de Doutorado em Desenvolvimento Sustentável – Universidade de Brasília – (UNB) 2016.

MAMANI, F. H. (2010) – Vivir Buen/ Buen Vivir: filosofia, políticas, estratégias y experiencias regionales – Bolivia – La Paz – 4 edição – 2010.

MALINOWSKI, Bronislaw. Argonautas do pacífico ocidental: um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquipélagos da Nova Guiné Melanésia. 2 ed. São Paulo: Abril, 1978.

MALINOWSKI, B. Diary in the Strict Sense of the Term (Routledge 1967) um diário no sentido estrito do termo. São Paulo: Record, 1988.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social – Teoria, Método e Criatividade – Ed. Vozes - Petrópolis – RJ – 2001.

MORIN, E. O desafio da complexidade. In:____ Ciência com Consciência. 13ª ed. Ed. Bertrand Brasil, Rio de Janeiro, 2010.

RIBEIRO, Darci. Antropologia. O processo civilizatório – Etapas da Evolução Sócio-cultural – Companhia das Letras – 1996.

PIRES, Maria Ligia Moura. Guarani e Kaingang no Paraná: Um estudo de relações intertribais. Tese de mestrado em Antropologia Social. Universidade de Brasília, Brasília, 1975.

PIOVEZANA, Leonel. Território Kaingang na mesorregião – Grande fronteira do Mercosul – Territorialidade em confronto - Tese de Doutorado - Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC – RS, 2010.

Site sobre o Movimento "Bem Viver" – www.bemviver.org, acesso em 15/04/2017, 26/05/2017, 27/07/2017.

Downloads

Publicado

2019-09-13

Como Citar

Passos, A. A. dos, Silva, L. M. da, & Bernartt, M. de L. (2019). PARA PENSAR E VIVER OUTROS MUNDOS: o "Bem Viver" na comunidade indígena de Mangueirinha-PR. Revista Húmus, 9(26). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/12054

Edição

Seção

Perspectivas do Desenvolvimento Regional