CIDADANIA E JUSTIÇA ECOLÓGICA: perspectivas jurídicas numa sociedade liberal

Autores

  • Mayara Pellenz UNISOCIESC
  • Silvia Helena Arizio UNISOCIESC

Resumo

 A presente pesquisa tem como objetivo identificar a relação da Cidadania Ecológica e da Justiça Ecológica na proteção ambiental, bem como, analisar (in) possibilidade da Sociedade Liberal, no seu caráter materialista e individualista, que rebate a sustentabilidade.  Investiga-se, quais os requisitos que o cidadão ecológico deve entender para fomentar uma sustentabilidade ambiental global, desta forma, surge a hipótese da responsabilidade e do comportamento do cidadão nas tomadas de decisões coletivas concernentes ao bem comum necessária para a mudança socioambiental, onde futuro da espécie humana depende do funcionamento do ecossistema. A metodologia de procedimento é a bibliográfica e documental, já o método de abordagem utilizado é o hipotético dedutivo.  Finalmente, observa-se que a Cidadania Ecológica é a guardiã da relação entre os seres humanos e não humanos, reconhecendo a interdependência e resguardando na Justiça Ecológica a legitima defesa da natureza como sujeito de direito para viabilizar uma melhor qualidade de vida da sociedade civil global.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayara Pellenz, UNISOCIESC

Mayara Pellenz

Mestre em Direito pela Faculdade Meridional - IMED. Especialista em Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade Meridional - IMED. Integrante dos Grupos de Pesquisa: Ética, Cidadania e Sustentabilidade; Direitos Culturais e Pluralismo Jurídico; e Temas Emergentes em Criminologia Crítica. Docente do Curso de Direito da Faculdade UNISOCIESC em Blumenau, SC. Docente da Pós Graduação em Direito da Faculdade Avantis, Balneário Camboriú, SC. Advogada. Email: maypellenz@hotmail.com

Silvia Helena Arizio, UNISOCIESC

Silva Helena Arizio

Mestre em Direito pela Faculdade Meridional IMED em Passo Fundo – RS. Possui graduação em Direito pela Universidade de Passo Fundo e pós graduação em Processo Civil e Novos Direitos pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Integrante do Grupo de Pesquisa Ética, Cidadania e Sustentabilidade na Faculdade Meridional IMED. Docente do Curso de Direito da Faculdade UNISOCIESC em Blumenau, SC. Email: sharizio@yahoo.com.br

Referências

AQUINO, Sergio Ricardo Fernandes de. A Importância de Sustentabilidade como Critério de Desenvolvimento do Constitucionalismo Latino-Americano. In AQUINO, Sergio Ricardo Fernandes de,BASTIANI, Ana Cristina Bacega De. As Andarilhagens da Sustentabilidade no século XXI. Florianópolis: Empório do Direito.2015.

AQUINO, Sérgio Ricardo Fernandes de. O Direito em Busca de sua Humanidade: diálogos errantes. Curitiba. Editora CRV. 2014

BOFF, Leonardo. A Grande Transformação: na economia, na política e na ecologia. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2014

BOSSELMANN, Klaus. O Princípio da Sustentabilidade: transformando direito e governança. Tradução Philip Gil França. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2015.

CAPRA, Fritjof. Ecologia Profunda: um novo paradigma. São Paulo. EDITORA CULTRIX. 1996.

DOBSON, Andrew. El liberalismo y la política de la ecologia. Disponível em: e-spacio.uned.es/fez/.../liberalismo_politica.pdf. Acesso em 30 out 2015.

GUSSOLI. Felipe Klein. A natureza como sujeito de direitos na Constituição do Equador: considerações a partir do caso Vilacamba. Disponível em: www.direito.ufpr.br/.../anais-da-xvi-jornada-de-iniciacao-cientifica-vol-1. Acesso em: 30 out. 2018.

LOURENÇO, Daniel Braga. Organicismo, Sustentabilidade e os “Direitos da Natureza”. In. Gordilho, Heron José de Santana; SANTANA, Luciano Rocha; SILVA, Tagore Trajano de Almeida. Revista Brasileira de Direito Animal. Salvador. Volume 9, n. 17. 2014.

OLIVEIRA, Fábio Côrrea Souza de. Bases de sustentação de ecologia profunda e a ética animal aplicada (o caso do Instituto Royal). TRINDADE, André Karam; ESPINDOLA, Ângela Araújo da Silveira; BOFF, Salete Oro. In: Direito, Democracia e Sustentabilidade. Passo Fundo: IMED Editora, 2013.

PASOLD, Cesar Luiz. Metodologia da Pesquisa jurídica: teoria e prática. 12. ed. Florianópolis: Conceito Editorial/ Millenium, 2011.

Downloads

Publicado

2019-09-13

Como Citar

Pellenz, M., & Arizio, S. H. (2019). CIDADANIA E JUSTIÇA ECOLÓGICA: perspectivas jurídicas numa sociedade liberal. Revista Húmus, 9(26). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/11534

Edição

Seção

Perspectivas do Direito, Educação e Literatura