Editorial

Autores

  • Renato Nunes Bittencourt Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Resumo

A presente edição contempla a articulação entre três ramos do saber: O Direito, a Filosofia e o Desenvolvimento Regional. Em um período conturbado de nossa cena política, obscurantista e truculenta, na qual as garantias constitucionais são questionadas, o discurso filosófico vituperado e as ações de desenvolvimento social solapadas pelo desajuste ultraliberal, essa parceria editorial visa fomentar reflexões críticas que, nascidas do meio acadêmico, possam interferir positivamente em nossa conjuntura social. 

O fortalecimento da sociedade civil exige o reconhecimento do poder da técnica como instrumento emancipador. Mais do que nunca necessitamos de saberes multidisciplinares, que libertem o pesquisador dos limites epistêmicos da sua expertise comum. A barbárie impera onde o diálogo é ausente, e a falta de diálogo não raro redunda no silêncio, não o silêncio contemplativo da meditação, mas o silêncio do medo e da ausência de ideias.

A luta pela razão crítica, pelo esclarecimento, pelo progresso intelectual, pela atividade científica, pela técnica útil ao bem social não é partidária ou adequada a um espectro político, mas uma demanda do ser humano comprometido com a liberdade de pensamento, a autonomia e o amor ao viver. Com efeito, se pensamos, se desenvolvemos atividades acadêmicas, é porque amamos o mundo. Cada edição da Revista Humus se orienta por um eixo epistemológico, atuando como um canal convergente de ideias, onde se promove o espaço aberto para o debate.  A Universidade Pública Brasileira, com todos os seus problemas estruturais e contradições internas, é um dos baluartes pela defesa dos direitos civis, da justiça, da democracia, do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Nunes Bittencourt, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Dr. em Filosofia. Especialidades: Filosofia Grega Antiga, Espinosa, Schopenhauer, Nietzsche, Marx, teoria psicanalítica e temas relacionados a teoria da comunicação, comunicação corporativa, Moda e Consumo e crítica da cultura contemporânea através de Zygmunt Bauman, Gilles Lipovetsky, Ortega Y Gasset, Baudrillard, Michel Foucault, Pierre Lévy, Manuel Castells, dentre outros.

Downloads

Publicado

2019-06-26

Como Citar

Bittencourt, R. N. (2019). Editorial. Revista Húmus, 9(25). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/11441