O conceito de posição original sob o véu da ignorância de John Rawls como uma explicitação do conceito de vontade geral de Jean-Jacques Rousseau

Autores

Resumo

Trabalhando o conceito de vontade geral presente na obra Do Contrato Social de Jean-Jacques Rousseau (1973), o artigo visa abarcar uma análise do conceito rousseauniano analisado sob o prisma do conceito de posição original sob o véu da ignorância de John Rawls, presente na sua obra intitulada Uma teoria da justiça (2000) como uma forma de melhor entendimento do conceito presente na obra de Rousseau. Neste sentido, a posição original sob o véu da ignorância seria uma forma de melhor compreender o que poderia ser entendido como a vontade geral de uma determinada sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Soares Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestrando em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Referências

BOBBIO, Norberto, MATTEUCCI, Nicola, PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. Volume 2. Brasília: Editora da UNB, 2010.

COITINHO, Denis. Justiça e coerência: ensaios sobre John Rawls. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

DENT. N.J.H. Dicionário Rousseau. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.

FORTES, Luis Roberto Salinas Fortes. Rousseau: da teoria à prática. São Paulo: Ática, 1976.

RAWLS, John. Uma teoria da justiça. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

______, John. Conferências sobre a história da filosofia política. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2012.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social. São Paulo: Abril Cultural (Col. Os Pensadores), 1973.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. São Paulo, Martins Fontes, 1993.

Downloads

Publicado

2019-09-13

Como Citar

Silva, P. S. (2019). O conceito de posição original sob o véu da ignorância de John Rawls como uma explicitação do conceito de vontade geral de Jean-Jacques Rousseau. Revista Húmus, 9(26). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/11259