PRUDÊNCIA, SABEDORIA E INTELECTO EM ARISTÓTELES: por uma releitura do papel do intelecto na ação virtuosa e na noção de felicidade.

Autores

  • Márcio Petrocelli Paixão UFRJ

Resumo

Na Ética a Nicômacos, Aristóteles nos dá elementos para pensar que o intelecto (νοῦς) é a faculdade articuladora entre o domínio prático das virtudes intelectuais e o seu domínio teorético. Assim, é uma faculdade comum e articuladora entre a prudência e a sabedoria. Isso nos permite uma retificação do conceito de felicidade (εὐδαιμονία) como pura realização da sabedoria teorética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Petrocelli Paixão, UFRJ

Márcio Petrocelli Paixão é graduado, mestre e doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi professor assistente da Sociedade Unificada de Ensino Superior e Cultura, da Sociedade Educacional São Paulo Apóstolo, da Faculdade Moacyr Bastos e da Universidade Paulista. Foi também professor autônomo da Faculdade de Filosofia da Associação Brasil Central de Educação e Cultura, onde ministrou as disciplinas de Ética e Metafísica. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Filosofia do Direito. Atua em temas como Filosofia do Direito, Ética, pensamento político, Metafísica e História da Filosofia Antiga. É pós-doutor em filosofia pela Universidade de Brasília, ex-bolsista do CNPq, título que obteve entre outubro de 2007 e setembro de 2008. Permaneceu, entre 2008 e 2009, como pesquisador e professor colaborador, nível pós-doutorado, no departamento de filosofia da Universidade de Brasília, onde ministrou as disciplinas de Ética e História da Filosofia Antiga. Foi professor adjunto das Faculdades Projeção e Spam (ambas do Grupo Projeção). Foi professor titular da faculdade Anhanguera, no Distrito Federal, além de professor titular e membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Direito da Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira. Foi, até o segundo semestre de 2012, membro do Núcleo Docente estruturante da Faculdade de Direito do Instituto Processus, onde ministrou as disciplinas de Filosofia Geral e Filosofia Jurídica. Lecionou também no Curso de Mestrado em Ciência Política do Centro Universitário Euro-Americano (UNIEURO) até o final do ano de 2012. É também pós-doutor em Ética e Filosofia Antiga pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) da UFRJ. Atualmente, cursa o bacharelado em Direito pela Universidade Estácio de Sá.

Downloads

Publicado

2018-12-27

Como Citar

Paixão, M. P. (2018). PRUDÊNCIA, SABEDORIA E INTELECTO EM ARISTÓTELES: por uma releitura do papel do intelecto na ação virtuosa e na noção de felicidade. Revista Húmus, 8(24). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/10925