CAPITAL SOCIAL E INTERDISCIPLINARIDADE: a premência do capital social no ensino da Sociologia e sua relação com o tema do desenvolvimento.

Autores

  • Walter Marcos Knaesel Birkner UNIVEST

Resumo

trata-se de uma introdução ao tema do Associativismo para, na sequência, falar da importância do Capital social. O fenômeno do associativismo é um componente elementar daquilo que a literatura das Ciências Sociais convencionou denominar capital social. Assim, procuramos associar estes termos, a fim de corroborar com a importância de suas abordagens nas ciências sociais, relacionando-as com a temática do desenvolvimento. Por extensão, comentamos os resultados de uma leitura analítica dos manuais de Sociologia recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNDL, do Ministério da Educação, durante o período de 2015 a 2017. Nessa leitura investigativa pudemos constatar e confirmar algumas coisas, entre elas o fato de que o tema do capital social e seus temas constitutivos praticamente inexistem nesses manuais. Nessa perspectiva, sugerimos uma reflexão a respeito de sua inserção no debate sociológico.

Palavras-chave: capital social, associativismo, interdisciplinaridade, introdução à sociologia, desenvolvimento.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-27

Como Citar

Birkner, W. M. K. (2018). CAPITAL SOCIAL E INTERDISCIPLINARIDADE: a premência do capital social no ensino da Sociologia e sua relação com o tema do desenvolvimento. Revista Húmus, 8(24). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/10776

Edição

Seção

Perspectivas do Desenvolvimento Regional