A LEI ANTITERRORISMO BRASILEIRA E O RETROCESSO AOS DIREITOS HUMANOS: um campo aberto para violações e autoritarismo

Autores

  • Devilson da Rocha Sousa Mestrando - Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC - RS - Brasil; Mestrando - Universidade do Minho - Braga - Portugal
  • Clóvis Gorczevski Professor de Direitos Humanos e Fundamentais do PPGD – Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC (Santa Cruz do Sul-RS, Brasil). Pós-doutor pela Universidad de Sevilla e pela Universidad de La Laguna.

Resumo

O presente artigo busca trazer a discussão às diretrizes e disposições da lei 13.260/2016, popularmente conhecida como a lei antiterrorismo. Em especial, busca-se evidenciar todos os riscos que esta pode oferecer ao campo das garantias e dos direitos humanos e a possibilidade de sua utilização como mecanismo justificador de ações autoritárias por parte de agentes públicos. Em tempos de acirramento de ânimos, em que a luta pela democracia voltou ao cenário de debate, em maior ou menor grau, e em que o Estado mais uma vez, quer por meio de alguns de seus agentes ou instituições, volta a trazer certa instabilidade, ou mesmo, coloca em risco alguns direitos e garantias conquistadas a custo de muita luta, a presente lei merece ser alvo de nossas investigações. Ainda, não é a intenção do presente artigo desqualificar ou mesmo diminuir a importância do combate ao terrorismo, contudo, a seriedade do tema carece de um debate mais profundo com os mais diversos atores sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Devilson da Rocha Sousa, Mestrando - Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC - RS - Brasil; Mestrando - Universidade do Minho - Braga - Portugal

Estudante, advogado e apaixonado pelo direito.

Clóvis Gorczevski, Professor de Direitos Humanos e Fundamentais do PPGD – Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC (Santa Cruz do Sul-RS, Brasil). Pós-doutor pela Universidad de Sevilla e pela Universidad de La Laguna.

Professor de Direitos Humanos e Fundamentais do PPGD – Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC (Santa Cruz do Sul-RS, Brasil). Pós-doutor pela Universidad de Sevilla (2007) e pela Universidad de La Laguna (2011

Referências

BARROSO, Luis Roberto. In: BARROSO, Luis Roberto (Organização). A Nova Interpretação Constitucional. São Paulo: Renovar, 2007.

Acerca deste novo panorama Barroso (2007, pag. 121) muito bem explica que a nova onda garantista não está mais vinculada unicamente com a busca de liberdades individuais e seus limites, como antes no Estado liberal; ou mesmo, preocupa-se unicamente com a ação estatal e suas intervenções, como no welfare state.

Nesta esteira e conforme bem aponta Fernanda Ravazzano (RAVAZZANO, 2016, pag. 3) é no mínimo peculiar a desproporcionalidade apresentada nas condutas descritas e tipificadas pela lei e as penas a elas conferidas, sendo exemplo didático o artigo 6°, que ao trazer punições mais severas ao financiamento do terrorismo que os possíveis atos terroristas em si inverte um pouco a lógica da punibilidade.

Esta funcionalidade compreendida acerca da Constituição, conforme bem expõe Leiva (2007, Pag. 61) é consequência também da evolução história acontecida ainda após a revolução americana e francesa, e pelas disposições contidas na Declaração Dos Direitos Do Homem e do Cidadão de 1789.

BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Tradução: Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

DA SILVA, José Afonso. Manual da Constituição de 1988. São Paulo: Malheiros Editores, 2002.

Downloads

Publicado

2018-12-27

Como Citar

Sousa, D. da R., & Gorczevski, C. (2018). A LEI ANTITERRORISMO BRASILEIRA E O RETROCESSO AOS DIREITOS HUMANOS: um campo aberto para violações e autoritarismo. Revista Húmus, 8(24). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/10014

Edição

Seção

Perspectivas do Direito, Educação e Literatura