A docência perante o projeto de lei “Escola sem Partido”

Autores

  • Edna Araujo S. Oliveira Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Roseli Zen Cerny Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
  • Silviane de Luca Avila

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v11n3p250-266

Palavras-chave:

Escola sem Partido. Autonomia Docente. Políticas Educacionais.

Resumo

O Projeto de Lei “Escola Sem Partido” vem ganhando força e se multiplicando no Brasil com o discurso de combate à “doutrinação ideológica” que julga acontecer nas escolas e defende a neutralidade no ensino em defesa das famílias e dos educandos. Neste cenário o trabalho docente é o principal foco de crítica e seu trabalho pedagógico curricular o mais atingido pelas restrições propostas. Este artigo buscou discorrer sobre como o Movimento “Escola sem partido” se torna uma estratégia de controle do trabalho docente, afetando diretamente na autonomia do professor e, consequentemente, no tolhimento das possibilidades de debates e aprofundamentos teóricos junto aos educandos. Também debate sobre a responsabilidade política e ética do professor e da escola na formação de sujeitos com pensamento crítico, autônomos, capazes de compreender fatos políticos e científicos contemporâneos em análise aos fatos históricos dispostos nos livros, nas memórias e nos discursos.

Palavras-chave: Escola sem Partido. Autonomia Docente. Políticas Educacionais.

 

The teaching under the draft law “School without Party”

ABSTRACT

The draft law “School without party” has been gaining strength and multiplying in Brazil with the discourse against “ideological indoctrination” that it believes to happen in schools and defends neutrality in teaching in defense of families and learners. In this scenario teaching is the main focus of criticism and its curricular pedagogical work is the most affected by the proposed restrictions. This article discuss how the Movement “School without a party” becomes a strategy of control of the teaching work, directly affecting the teacher’s autonomy and, consequently, the possibility of debates and theoretical deepening with the students. Also discusses the political and ethical responsibility of the teacher and the school in the formation of subjects with critical thinking, autonomous, able to understand contemporary political and scientific facts in analysis to the historical facts prepared in the books, in the memories and in the speeches.

Keywords: School without Party. Teacher Autonomy. Educational Policies.

 

La docencia frente el proyecto de ley “Escuela sin Partido”

RESUMEN

El Proyecto de Ley “Escuela Sin Partido” viene ganando fuerza y multiplicándose en Brasil con el discurso de combate al “doctrina ideológica” que juzga suceder en las escuelas y defiende la neutralidad en la enseñanza en defensa de las familias y de los educandos. En este escenario el trabajo docente es el principal foco de crítica y su trabajo pedagógico curricular lo más alcanzado por las restricciones propuestas por esto proyecto. Este artículo buscó discurrir sobre cómo el Movimiento “Escuela Sin Partido” se vuelve una estrategia de control del trabajo docente, afectando directamente en la autonomía del profesor y, consecuentemente, en el tolhimento de las posibilidades de debates y profundizaciones teóricas junto a los estudiantes. También debate sobre la responsabilidad política y ética del profesor y de la escuela en la formación de sujetos con pensamiento crítico, autónomos, capaces de comprender hechos políticos y científicos contemporáneos en análisis a los hechos históricos dispuestos en los libros, en las memorias y en los discursos.

Palabras clave: Escuela sin Partido. Autonomía Docente. Políticas Educativas.

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Biografia do Autor

Edna Araujo S. Oliveira, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Docente no Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Professora pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Currículo Itinera – UFSC

Roseli Zen Cerny, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina. Vice-Diretora do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Vicelíder no Grupo de Pesquisa em Currículo Itinera – UFSC.

Silviane de Luca Avila

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina, linha Educação e Comunicação. Assessora Pedagógica da Faculdade Cesusc

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Publicado

2018-09-19

Como Citar

OLIVEIRA, E. A. S.; CERNY, R. Z.; AVILA, S. de L. A docência perante o projeto de lei “Escola sem Partido”. Revista Educação e Emancipação, [S. l.], v. 11, n. 3, p. p.250–266, 2018. DOI: 10.18764/2358-4319.v11n3p250-266. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9735. Acesso em: 24 fev. 2024.