Formação profissional de médicos humanistas: desafios e possibilidades na pedagogia universitária
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n1.2024.15Palavras-chave:
Formação profissional humanista, humanização, currículo de medicinaResumo
A humanização como fundamento ontológico na formação médica, problemática deste estudo, faz eco com o humanismo como elemento preconizado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Medicina. Apresentamos parte da problematização da pesquisa de doutorado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), cujo objetivo é a compreensão da natureza relacional entre ação pedagógica e formação para a humanização na graduação em saúde. Utilizamos como estratégias de produção dos dados entrevista semiestruturada com professores da disciplina “Humanismo, Epistemologia, Psicologia e Ética Médica”, do curso de Medicina de um Centro Universitário. Os resultados indicam que a formação do profissional médico carece de movimentos de humanização permanecendo estruturada por racionalidade técnica e instrumental.
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